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Internet das Coisas garante eficiência nos sistemas de AVAC-R

Os sistemas de ar-condicionado estão constantemente se modernizando, com o objetivo de criar no ambiente proposto um conforto térmico de qualidade, com maior eficiência e menor custo. E nesse quadro de desenvolvimento tecnológico, os sistemas de monitoramento remoto de instalações de ar-condicionado estão progressivamente tomando espaço e credibilidade no mercado.

É a Internet das Coisas ou IoT (Internet Of Things) chegando ao setor de AVAC-R, segundo Tom Deenzer, da Belimo Américas, que falou sobre “IoT – uma nova forma de se conectar ao sistema AVAC”, durante o XIX ENPC – Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da ABRAVA, evento integrado à  FEBRAVA – 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água que termino na sexta-feira (13) no São Paulo Expo.

Os estudos e avanços na área de monitoramento remoto de sistemas de ar-condicionado vêm sendo constantes, segundo Deenzer, acompanhando a evolução tecnológica tanto na área computacional quanto no segmento de ar-condicionado. “Com exigências cada vez mais rígidas no controle de qualidade, estes sistemas aparecem como uma ferramenta eficiente, que registra e documenta continuamente vários parâmetros dos equipamentos monitorados que são armazenados em nuvem, sendo capaz de identificar os problemas existentes. E por estar integrado às redes de comunicação, o sistema é capaz de solicitar a qualquer tempo auxílio técnico especializado para realização de eventuais reparos”.

Esses sistemas são compostos de um programa que auxilia na aquisição de dados, podendo ser composto por vários módulos, cada qual com sua finalidade, de acordo com o engenheiro. “O sistema tem como função receber os dados, avaliá-los e compará-los em tempo real às informações pré-estabelecidas. Os parâmetros monitorados podem ser visualizados através de gráficos no próprio terminal ou ainda em um terminal remoto”, explicou. “Havendo qualquer alteração significativa nesses parâmetros, que os tire da normalidade, o computador imediatamente e automaticamente aciona o suporte técnico responsável via SMS, onde o computador envia um e-mail para o telefone celular do técnico de plantão ou via Web, onde o computador local trabalha como uma Web Server, utilizando a rede para disponibilizar as informações através de qualquer computador com acesso a Internet”.

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