quarta-feira , 23 setembro 2020
Capa » Automação » Um diferencial para a indústria alimentícia no pós-pandemia
Um diferencial para a indústria alimentícia no pós-pandemia

Um diferencial para a indústria alimentícia no pós-pandemia

Por José Moreira 

O novo mercado que surge com as restrições da pandemia tem exigido uma série de inovações por parte das empresas para manter suas atividades e se sobressair em relação à concorrência. Ao mesmo tempo, busca-se redução dos custos e aumento da produtividade em um período onde as companhias são obrigadas a reduzir o número de pessoas em suas fábricas e estabelecimentos visando atender as recomendações de proteção à saúde de seus funcionários.

Uma pesquisa recente publicada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 83% das companhias precisarão de mais inovação para no pós-pandemia. Esse cenário dá a importância que as novas tecnologias terão para indústria alimentícia, principalmente para possibilitar uma atuação remota para atividades de gerenciamento e supervisão sem que haja a necessidade da presença no local para exercer a função.

Dessa forma, softwares que combinam tecnologias como Cloud Computing, Machine Learning e Inteligência Artificial estão ganhando espaço na atuação das empresas que tentam se adaptar às restrições do mercado devido à crise do novo coronavírus.

Atenta a essa demanda, a Siemens disponibilizou um pacote de softwares para auxiliar as empresas a atuarem em meio às limitações impostas pela pandemia, como soluções para realizar atividades remotamente, fora do ambiente fabril. Entre esses serviços está o MindSphere, plataforma aberta de IoT que conecta máquinas e infraestruturas ao mundo digital. Por meio dela, é possível desenvolver softwares, aplicativos mobile, estudos e serviços digitais customizados para cada cliente, entregando soluções que provém melhorias aos seus negócios, auxiliam na resolução de problemas e impulsionam sua transformação digital.

Frigoríficos ou supermercados são bons exemplos para a aplicação do MindSphere neste período e para o pós-pandemia. A plataforma possibilita o monitoramento de temperatura em locais que exigem cuidados com a conservação de alimentos, como freezers, gondolas e câmaras frias. Com a utilização de sensores inteligentes, a medição é feita a cada 15 minutos e um alerta é gerado automaticamente caso alguma temperatura esteja fora dos padrões. O sistema é todo online, e as informações são enviadas para celulares ou qualquer outro dispositivo web.

Essa inteligência foi utilizada, por exemplo, pela empresa Logic no desenvolvimento de um software denominado Saturno que tem gerado segurança alimentar e adequação às exigências da Anvisa. Ao possibilitar o rastreio de um determinado produto, com dados armazenados por até dois anos, é possível provar com facilidade e rapidez que um determinado item em investigação permaneceu dentro das temperaturas especificadas pelo órgão. Além disso, ao evitar a utilização de medição manual e anotações em planilhas, o software gera redução de custos e atende às novas normas de distanciamento ao disponibilizar as informações na nuvem, permitindo todo o controle e gerenciamento dos produtos à distância.

Já em uma padaria, o MindSphere pode auxiliar no monitoramento e obtenção de informações em relação aos indicadores produtivos da empresa. Por exemplo, é possível saber com precisão a quantidade de um produto utilizado para a produção diária de pães, e caso haja variação de um dia para outro o dono ou gestor recebe um alerta avisando sobre a diferença. O mesmo pode ocorrer na comparação de desempenho entre diferentes turnos de trabalho utilizando a mesma quantidade de produtos. E tudo monitorado por meio de dispositivos como celular, tablet ou computador.

Esses exemplos dão uma dimensão do quanto as novas tecnologias serão importantes para as empresas se adequarem às demandas que surgem com a crise do novo coronavírus. Para esse novo mercado, inovações como a proporcionada pela plataforma MindSphere tendem a fazer parte do dia a dia das empresas que buscam se diferenciar no pós-pandemia.

José Moreira –  Gerente da Área de Negócios Motion Controls na Siemens Digital Industries 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*