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Realidade aumentada transforma embalagens da Tetra Pak em plataformas de interação

Realidade aumentada transforma embalagens da Tetra Pak em plataformas de interação

Experiências de realidade aumentada transformam caixinhas de leite em game sobre sustentabilidade; já nas de suco, frutas viram animações interativas para mostrar que a tecnologia das caixinhas dispensa uso de conservantes

São Paulo, outubro de 2020 – Utilizar a digitalização para conscientizar o consumidor de forma lúdica e divertida. Esse é o objetivo da Tetra Pak ao transformar as caixinhas de suco e leite em plataformas de interação, com mensagens sobre reciclagem e as vantagens da tecnologia por trás das embalagens cartonadas.

A comunicação ocorre por meio da modalidade “Ad on Pack”, quando informações adicionais são colocadas em uma das laterais das embalagens. Ativando um QR Code, o consumidor tem acesso a conteúdos especiais.

“Levar conhecimento sobre sustentabilidade, segurança do alimento e saudabilidade por meio da digitalização é nossa grande premissa com essas comunicações. Há mais de três anos temos consolidado esse formato por acreditarmos que a inovação é, cada vez mais, uma oportunidade de oferecer experiências positivas por meio das embalagens longa vida”, ressalta Vivian Haag Leite, diretora de marketing da Tetra Pak.

Este ano, a empresa investiu também em um game para tornar a conscientização sobre a importância da reciclagem ainda mais divertida. “Os consumidores poderão aprender brincando”, acrescenta Vivian.

Sustentabilidade e saudabilidade são destaques do projeto

Criada pela agência 35, a campanha traz, para a categoria de leites, o mote Uma Caixinha de Distância e a assinatura Eu separo, você separa, nós reciclamos. Mensagens como “Caixinha que em vez de virar lixo pode se transformar em caderno? Sou eu!”; “Caixinha que em vez de lixo pode virar telhado? Sou eu!” convidam os consumidores a conhecer mais sobre o potencial da reciclagem.

Ao escanear o QR Code, o consumidor dá início à experiência do game em realidade aumentada. Neste momento, é possível conhecer a personagem Rê, que conta histórias sobre como o descarte adequado de embalagens pós-consumo pode viabilizar a fabricação de novos produtos.

No game, o desafio é interagir com a personagem e uma cesta de basquete da reciclagem. Ao acertar as caixinhas pós-consumo nas cestas, elas se transformam em novos produtos como telhas, sacolas e cadernos.

“A Tetra Pak é uma empresa que produz inovação por meio de embalagens. E a sua comunicação precisa refletir essa inovação também. Uma embalagem de leite pode se transformar em um game para levar conceitos de sustentabilidade de forma original. Uma embalagem de suco pode explicar sua tecnologia de forma divertida por meio da realidade aumentada”, explica Astério Segundo, CEO e CCO da 35.

Já na categoria de sucos, a campanha 1000 formas de dispensar um conservante é representada em mensagens divertidas que demonstram conversas entre as frutas e o conservante dispensado pelas embalagens da Tetra Pak, por exemplo: “É fácil fingir que você não existe. Até porque, para mim, você nem existe mesmo”; “O que importa é que eu quero te ver bem…Bem longe de mim”; “Não é joguinho não. É que eu gosto de você distante mesmo”.

Quando escaneia o QR Code, é possível compreender o processo de proteção do alimento a partir das seis camadas da embalagem e o fato da tecnologia dispensar o uso de conservantes.

FICHA TÉCNICA
Agência: 35
Cliente: Tetra Pak
CCO: Astério Segundo
Head Of Art: Enio Kawahara
Criação: Astério Segundo, Enio Kawahara e Larissa Almeida
Planejamento: Cris Freire
Atendimento: Bruna Defelippe
Mídia: Thaís Corsi
Produção Realidade Aumentada: More Than Real
Diretor de Tecnologia: Marcos Trinca
Producer: Bruno Rentroia
Aprovação: Vivian Haag Leite, Alexandre Schueda, Mayra Cremonesi e Arthur Campos

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