quarta-feira , 16 junho 2021
Capa » Home » Rastreabilidade: Programa vai garantir origem e verificar qualidade das sementes de feijão
Rastreabilidade: Programa vai garantir origem e verificar qualidade das sementes de feijão
Foto criada por jcomp - br.freepik.com

Rastreabilidade: Programa vai garantir origem e verificar qualidade das sementes de feijão

Parceria entre a Ceptis Agro e o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) lança dia 27/05 (quinta-feira) solução que diferencia os bons produtores no mercado

Com o objetivo de reduzir a comercialização de sementes piratas e aumentar os padrões de qualidade do processo produtivo de Feijão e Pulses no Brasil, a Ceptis Agro e o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) lançam, dia 27/05, quinta-feira, o Programa Semente Legal IBRAFE. O evento online será às 15h no link: http://www.isatvideo.com.br/apresentacaoparceria

A solução garante a origem e verifica a qualidade das sementes produzidas e distribuídas nacional e internacionalmente. Pela parceria, produtores de sementes, revendedores, distribuidores e consumidores poderão contar com o selo Semente Legal. Os produtos com a etiqueta são monitorados por um rigoroso sistema de rastreabilidade segura. O selo será um diferencial competitivo no mercado de sementes de Feijões em todo o País.

O Brasil é hoje um dos líderes mundiais no mercado de produtos agrícolas, segundo a Embrapa, movimentando quase 30% do PIB brasileiro. Porém, o mercado ilegal de sementes piratas também vem crescendo nos últimos anos, causando prejuízos milionários ao setor e ao consumidor final, que adquire produtos de origem e qualidade duvidosas. No segmento de Feijão e Pulses, por exemplo, dados do IBRAFE apontam que cerca de 90% das sementes não são certificadas e têm suas origens desconhecidas. Uma semente fora do padrão pode causar queda na produtividade, disseminação de pragas e doenças, além de incentivar o mercado que não segue as normas legais oficiais.

De acordo com o CEO da Ceptis, Philippe Ryser, a iniciativa contribui para a autorregulação do setor, combatendo práticas de comercialização de sementes piratas, que prejudicam a produtividade e a segurança alimentar dos brasileiros. “Estamos implementando um modelo de negócio com uma referência de boas práticas de produção sustentável e monitoramento contínuo de diversos indicadores ambientais, sociais e econômicos. Isso reflete em todo o setor, que contará com um importante instrumento de combate ao comércio ilícito e à concorrência desleal e, principalmente, de proteção do consumidor”, explicou.

Para o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento para que se tenha qualidade. “Precisamos fazer investimentos para termos o reconhecimento do melhor produto e a confiança que o mercado quer. O Semente Legal privilegia o produtor, diferenciando as sementes vendidas no mercado e legitimando nossas marcas como tecnicamente competentes e comprometidas com as boas práticas de produção. Queremos ter as melhores sementes do país. E as sementes certificadas certamente vão valer mais do que as outras”, afirmou.

A certificação não é obrigatória e poderá ser feita por adesão voluntária das empresas interessadas. Grandes players do mercado de sementes de Feijão e Pulses já estão em processo de adesão ao programa.

Por meio do Semente Legal, produtores e consumidores finais podem verificar a procedência e ter segurança sobre a qualidade do produto. Na plataforma tecnológica disponibilizada aos produtores, as sementes são cadastradas, associadas a etiquetas codificadas e com registro de sua destinação. Além disso, a qualidade das sementes produzidas é atestada pelo sistema de Verificada Externa da Qualidade (VEQ), feita com o trabalho de amostradores certificados junto ao RENASEM, e laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As etiquetas e lacres de segurança são afixados nas sacarias e bigbags das sementes, com códigos de segurança antifraude e tecnologias antifalsificação.

Toda a segurança do processo pode ser confirmada pelo aplicativo para smartphones, Semente Legal, gratuito e disponível a produtores, empresas e consumidores, que possibilita a autenticação das etiquetas e o acesso às informações sobre o produto como, por exemplo, o termo de conformidade. O aplicativo disponibiliza ainda um canal de denúncia com total garantia de privacidade das informações.

Diferencial

Os produtores que aderem ao Semente Legal passam a contar com um grande diferencial no mercado. São inúmeros os benefícios, entre eles, comprovação da rastreabilidade segura, garantia de origem e qualidade promovida por uma empresa independente; TrustScore como diferencial competitivo; reconhecimento como produtores altamente qualificados, orientados para a sustentabilidade; acesso a fundos de investimentos específicos; auxílio aos órgãos de fiscalização, além das facilidades de divulgação das marcas por meio dos canais Ceptis Agro, das associações e produtores participantes.

Sobre o Programa Semente Legal

Criado em 2017, o programa Semente Legal é uma solução desenvolvida pelo grupo Ceptis, por meio da Ceptis Agro, empresa brasileira detentora do direito de exploração da tecnologia suíça para a promoção do agronegócio por meio de soluções tecnológicas integradas. Com certificação desde as sementes forrageiras, até as de uso comum e insumos agrícolas e veterinários, o Semente Legal tem a finalidade de garantir a rastreabilidade segura e a origem aos produtos agrícolas.

Desde 2017, o programa é utilizado na rastreabilidade segura e certificação da origem das sementes forrageiras produzidas pela Unipasto, associação parceira da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com associados presentes nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Mais de 1,5 milhão de sacarias de sementes forrageiras dos associados da Unipasto já contam com o programa.

E, em agosto de 2020, a Ceptis Agro assinou um contrato com a Aprossul, que congrega produtores do Mato Grosso do Sul, para a implantação do Semente Legal com um sistema acional, o TrustScore, que, além de verificar a origem e garantir a qualidade das sementes, também verifica diversos indicadores sociais, ambientais e econômicos dentro do processo produtivo de sementes.

Serviço:

O que: Lançamento do Programa Semente Legal IBRAFE
Quando: 27/05/2021 às 15h
Onde: Evento online no link: http://www.isatvideo.com.br/apresentacaoparceria
Participantes: Tiago Pilon, coordenador do Programa Semente Legal; Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE; e Dr. José Roberto de Menezes, pesquisador e consultor na área de produção.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*