domingo , 25 agosto 2019
Capa » Artigos técnicos » Para 2020, 10 reflexões!
Para 2020, 10 reflexões!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para 2020, 10 reflexões!

Por José Carlos Giordano.

Correndo ano 2019 – com que rapidez veio e vai tempestuoso, na sua regressiva contagem e semeando inexorável 2020, todos nós aguardando ansiosos expectativa de bonança!

Nesses momentos de vaticínios de gurus frente a perspectiva da geração 4.0, às pessoas todas surgem a reflexão de onde aplicar, do quando iniciar PDCA, quem, como e quando agregar para capital humano, o que mudar para melhor no aqui e agora, em atingir as metas preconizadas ao longe.

De que forma germinar ideias certas entre tantas e ao final tentar colher bons resultados, palpáveis? Consulta às pitonisas e oráculos da bola de cristal? Quais são, na tábula, algumas 10 Good inquietações Food?

‘I’ – A síndrome da falta de tempo e prioridades para educação

Tempo é implementador do business. Conceito de que coisas só tomam força no país após o Carnaval é bom para ociosos e acomodados. Últimos anos anteriores, todos foram atípicos. O social e a política execrável rege a bússola.

Esperar 2º semestre para dar start aos trabalhos na empresa / negócio é decretar hibernação, onde a acirrada concorrência em passo de formiga célere estará estruturando seus planos e saindo na frente em competitividade, das cigarras contemplativas. Já foram os tempos de confete e serpentina.

Projetos em eterno follow–up, propostas na “geladeira” e decisões stand by sendo enroladas, são típicas de falta de visão de futuro, onde o omisso medo tolhe sucesso. É preciso audácia com ações planejadas, trazendo eficácia aos sistemas, sem perda de tempo, capacitando para superar.

Um guarda chuva eficaz, de proteção a falhas.

‘II’ – Começar pelos aspectos estruturais ou comportamentais?

Resposta parece clara. Pessoas é que fazem “o negócio”. É através delas que o ambiente evolui. E “trabalhar” pessoas não é fácil. É preciso domínio da criatividade e da comunicação em todos os níveis. Preciso é formatar um planejamento organizacional para a gestão das pessoas, num forte capital humano – que precisa de investimento. Correções da estrutura civil, instalações, pelas ‘N’ auditorias são importantes sim, mas vem concomitantes ao planejamento estratégico, onde primeiro plano deveria focar o ser humano, em todos os níveis de hierarquia. Que domine o 5S pessoal ao seu entorno, dos protocolos de casa’ às decisões de logística supply. Boa e inteligente organização dos espaços, das posturas e do alimento é crucial para sobrevivência.

‘III’ – Como mensurar tantas variáveis ‘Qualidade Food Safety’?

Hoje em momento ativo com famílias GFSI e FSMA (22.000 já com mais desdobramentos) de alimentos, bebidas, rações, pharma, embalagens e correlatos, indicadores de desempenho são obrigação e devoção para evidenciar objetivamente.

Se difícil é medir resultados, urgente é acurar a percepção da ‘não qualidade’, do retrabalho que dá muito trabalho, desperdício gerado por informações truncadas, stress por um sistema muitas vêzes “jurássico”. Quais as evidências reais de não conformes, das reclamações dos clientes externos e internos, intermediários e até desconhecidos? Que melhorias alcançamos desde sugestões básicas de 5 S, até chegar em 6 Sigma , FMEA e LEAN?

Fatos não deixam de existir apesar de não medidos. Comum olharmos e não vermos, buscarmos mas não acharmos, as latentes vulnerabilidades….

Auditorias ajudam nessa proposta. Inúmeras vezes equipe ‘da casa’ não acha a causa e quem vem de fora, logo identifica pelo óbvio. Requer biólogos, agrônomos, nutricionistas, especialistas para um “faro fino” das falhas,

descobrindo o imponderável dos clientes. Gerando tomara, muitas oportunidades de melhorias. Que se iniciem jogos vorazes de correções nesse Brasil estranho.

‘IV’ – O que é afinal ser pró – ativo nesse mundo algorítmico ?

No acelerado mundo do ‘ponto.com’ ser pró ativo é rezar na tábua de mandamento: “Não deixar para amanhã o que puder com bom senso fazer hoje” .

É tendência humana protelar decisões, jogando a culpa depois em ‘n’ razões ou até encontrar cômodo bode expiatório. Até o nome desse pecado é feio: procrastinação! É tempo de evolução constante, já chegou aqui Global Market.

Ser pró ativo é ser atento a oportunidades, é estar “sempre alerta”, é ser disposto a fazer algo mais, é estar prestativo em ações efetivas é exceder, encantar. O mundo precisa muuito de gente capaz que faça certo.

‘V’ – Critérios de excelência 4.0 ou um GFSI em tempos de 5S ?

Todos falam em boa gestão, e todos confundem com modelos. Critérios de um bom desempenho fundamentam-se em passos bem definidos e estruturados que levam a resultados reconhecidos entre os expertises. Só o fato de buscar atingir tais etapas mostra maturidade, evidência da empresa na intenção de acertar. Aprendizado, formação e parcerias. Expansão do somar para multiplicar.

Aprendizado básico é vital no alicerce a uma torre de conhecimentos como um farol de sabedoria. As frequentes reuniões UmbrellaGMP procuram cumprir com sua parte na difusão de conhecimento entre amigos.

‘VI’ – A contínua melhoria GMP, aonde irá levar?

O Kaizen preconiza a ótica do planejar, pôr a mão na massa, avaliar resultados e corrigir para melhor. Num mundo de crise, criar.

Ao agregarmos emoção – trabalho – força – maximizando nossos pontos fortes, essa sinergia sai do bidimensional e transcende num 3º plano, onde o círculo virtuoso origina espiral para cima e para frente, sublimando ao alto idéias e suas melhorias. É ascendente e progressiva, num alçar vôo. Seus conceitos são nobres e remetem à mudança, à transformação.

> É o renovar para o bom, o bem feito, o correto

> É o mudar para o superior, melhor

> É o corrigir para o virtuoso, o excelente

Protocolos e legislação mandatória sinalizam e exigem, cada vez mais.

‘VII’ – Cliente satisfeito é mesmo cliente fidelizado?

Ações devem estar focadas no cliente e agora, demais partes interessadas. Projeto, insumos, produção, produto, entrega, serviço, verdade, etc.

A satisfação da nossa empresa, do nosso negócio, depende da satisfação do cliente, seduzido – conquistado. E o seu nível de satisfação será a relação entre o que recebeu… e o que êle… esperava receber.

Para fidelizá-lo é preciso processo de constante upgrade, é mais que encantá-lo, com nível de falhas não ‘zero’, mas -1, -2, prevendo / antecipando / superando possíveis Leis de Murphy. Difícil, não impossível. Antever suas necessidades é missão para experientes, detectar oportunidades latentes obra de sensibilização, sinergia. Juntos somos mais fortes é lema de colegas da área.

Sinergia de boas ideias gerando exponencialmente uma mudança sim para melhor! Não mudança para depreciação e procrastinação contínua.

‘VIII’ – É coisa só de escola, estudar Ética e Cidadania?

Respeito. Respeito ao próximo, a si mesmo, ao meio ambiente. Ética e cidadania não eram só matérias de ‘estudos de problemas brasileiros’ . O desafio está em conscientizarmo-nos de que Qualidade exige essa atitude de nova governança, pois, se as pessoas cultuam respeito entre si, fica difícil trabalhar

sem ética. É a responsabilidade social / ambiental / econômica, é sustentabilidade, engenharia reversa e circular, o mote global da década. É ser solícito à chamada da ‘consciência Avatar’. Pelos históricos de um Brasil nefasto de administradores políticos, é hoje obrigatória a “Compliance”. É cumprir com o prometido, dispor de bases concretas de evolução sempre start inicial 5S ao BPF, do GMP para HACCP, para atender GFSI, mas sem ‘jeitinho’ brasileiro de 1 passo à frente e 2 atrás.

De mesma forma, Praticar Qualidade todos os dias é ser cidadão, é dar valor ao país, cidade, empresa, ambiente, comunidade, família, a si mesmo. …

‘IX’ – Na contagem cognitiva 2.000, 2.020, está longe 2.100?

Nosso mundo é cada vez mais veloz na geometria das mudanças.

A versão auditoria do 3º milênio de algoritmos, quiçá será validada telepaticamente e teremos filiais na estação de line life de… Marte. No âmbito alimentar, sintetizadores no espaço continuarão a ostentar de forma profícua a saga da trilogia Qualidade – Sanidade – Inocuidade. Que outras doenças e necessidades teremos nessa intrincada cadeia de evolução animal num planeta sim esquentando, em crítica mutação de vulnerabilidades? Quais novos procedimentos essenciais?

‘X’ – E as The Best / The Good / The Global / The Serial GMP’s?

Planejamentos estratégicos são feitos e refeitos. Capacitação das equipes via treinamentos precisa ser implementada. Todos colaboradores ( e as vezes principalmente alto escalão) precisam de reciclagem e atualização. Gestão Inteligente de Habilidade e Competência, treinamento e reciclagem dele.

Comprometer não só ‘pessoal da casa’ como expandir também aos fornecedores é indispensável. Para isso, verificações, inspeções, diagnósticos – são essenciais na parcerias Quality Assurance – Avaliação de fornecedores. Corretos registros e protocolos são absolutamente imprescindíveis. Descrever

sistematicamente o que se faz, analisar, aperfeiçoar como ‘Falconi’ orienta e fazer ainda melhor o que foi descrito. No âmbito Kaizen, há mais de um título de cartilha motivacional para cada dia do mês, da Qualidade em Quadrinhos, que pode ser explorada para uma educação contínua, quase como num receituário de Pílulas da Qualidade diária!

O conhecimento urge fluir da teoria à prática, gerando atitudes para o bem feito, sem erros. Todos precisam exercitar seus talentos para um trabalho de equipe coeso, eficaz e com resultados atingidos. Conceitos globalizados e mega tendências do mercado e legislação mandatória precisam ser agregados numa real visão de futuro construída pelo presente.

Aqui e agora e sempre, é trabalhar com amor e fé todos os dias, urge projetarmos um 2020 bom – de boas notícias. Mãos à obra.

Pensemos nisso!

Referências técnicas: www.doisamaisalimentos.com.br

Testemunhais do dia a adia www.qualidadeemquadrinhos.com.br

Prof. José Carlos Giordano – JCG Assessoria em Higiene e Qualidade
[email protected]
www.jcgassessoria.com.br 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*