Capa » Automação e rastreabilidade » Mettler-Toledo e o futuro da segurança alimentar: Mayna Castro revela os benefícios dos sistemas de inspeção por raios X
Mettler-Toledo e o futuro da segurança alimentar: Mayna Castro revela os benefícios dos sistemas de inspeção por raios X
Mayna Castro. Divulgação Mettler-Toledo

Mettler-Toledo e o futuro da segurança alimentar: Mayna Castro revela os benefícios dos sistemas de inspeção por raios X

Com décadas de experiência no mercado, a Mettler-Toledo é referência em soluções de inspeção para a indústria alimentícia. Em entrevista exclusiva ao portal de notícias 2A+ Alimentos, Mayna Castro, Marketing Manager da empresa, revela como os sistemas de inspeção por raios X podem transformar a cadeia produtiva e destaca as novidades da marca. Confira.

  1. Os sistemas combinados podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada cliente, considerando diferentes tipos de produtos, tamanhos de embalagens e volumes de produção?

Mayna Castro – Nossos sistemas Combinados CM e CX são totalmente personalizáveis para atender às necessidades específicas de cada cliente. Seja na seleção de Controladores de Peso (C31, C33, C35) combinados com Detecção de Metais (M30 Série R, Profile ou Profile Advantage) ou um Sistema de Raios X (Série X2), nossas soluções são projetadas para acomodar uma ampla variedade de aplicações. Nossa equipe de vendas considera cuidadosamente os tipos de produtos, tamanhos de embalagens, volumes de produção e condições ambientais para recomendar o sistema combinado ideal. Desde embalagens flow-pack leves até recipientes maiores, como garrafas ou frascos, nossos sistemas podem ser adaptados para atender a requisitos exclusivos de embalagem e produtividade, incluindo:

Controle de Peso em Aplicações de Embalagens Flow-Pack: as embalagens flow-pack são comumente usadas na fabricação de alimentos, e a pesagem precisa em altas velocidades pode apresentar desafios. Nossos Controladores de Peso oferecem pesagem de precisão para diferentes tamanhos e formatos de produtos.

Controle de Peso Dinâmico de Copos Plásticos: para produtos lácteos embalados em copos plásticos, os Controladores de Peso automatizados podem evitar enchimento insuficiente ou excessivo e, ao mesmo tempo, resistir às condições de umidade dos ambientes de produção.

Controle de Qualidade em Aplicações de Caixas de Papelão: sejam em embalagem primária ou secundária, nossos sistemas fornecem controle de peso e inspeção de etiquetas combinados para facilitar atingir o peso correto e uma etiquetagem precisa, minimizando os riscos de recall.

  1. Integração:como os sistemas combinados se integram a outras máquinas e sistemas de produção já existentes nas linhas de produção dos clientes? Quais são os protocolos de comunicação e requisitos de software?  

Mayna Castro – Nossos sistemas são projetados para se integrarem perfeitamente às linhas de produção existentes, o que resulta em transições suaves dos produtos de uma máquina para outra. Oferecemos uma variedade de opções de manuseio de produtos, como a Esteira Transportadora de Alto Desempenho D15, para minimizar problemas como quebra, rasgos ou desalinhamento durante a movimentação dos produtos entre os diferentes sistemas. Isso ajuda a garantir que a embalagem permaneça intacta e que a produção continue eficiente.

A conectividade também é simples, com sistemas compatíveis com diversos protocolos de comunicação, incluindo Ethernet TCP/IP, Fieldbus e OPC UA. Além disso, nosso software ProdXTM fornece suporte avançado para monitorar e melhorar as eficiências do sistema. Essas opções de conectividade permitem a comunicação em tempo real com os sistemas de gerenciamento de produção existentes, oferecendo integração perfeita.

Para saber mais sobre nossos recursos de software e opções de conectividade, você pode consultar nosso Compêndio de Software de Controlador de Peso.  

  1. Qual é a frequência de manutenção recomendada para os sistemas combinados? Como a Mettler-Toledo fornece suporte e treinamento para as equipes de manutenção do cliente?

Mayna Castro – Recomendamos estabelecer um “Plano de Manutenção” personalizado que equilibre abordagens de serviços de manutenção preventiva e reativa. A manutenção preventiva tem como objetivo detectar e resolver problemas antes que eles se tornem críticos, enquanto as medidas reativas se concentram em minimizar o tempo de parada quando surgem problemas.

Medidas Preventivas

Os intervalos de manutenção são baseados em fatores operacionais, como tempo de execução (por exemplo, 24 horas por dia, 7 dias por semana), ambiente de produção (por exemplo, severo ou seco) e o custo específico do tempo de parada da produção. As tarefas podem incluir inspeções visuais, lubrificação, substituições de peças com desgaste e ajustes nas configurações de hardware e software.

Essas tarefas são programadas em intervalos apropriados — semanais, mensais, trimestrais ou anuais — com manutenção especializada recomendada pelo menos uma vez ao ano, complementada por equipes internas treinadas.

É aconselhável manter em estoque peças críticas sobressalentes e de desgaste para evitar atrasos nos reparos, e o treinamento do operador ajuda a reduzir os erros do usuário, ao mesmo tempo em que oferece suporte para solução interna de problemas básicos.

Medidas Reativas

Em caso de parada de produção, a Mettler-Toledo oferece suporte técnico por meio de várias opções, como assistência por telefone, diagnóstico remoto e reparos no local. Isso permite a rápida resolução de problemas, minimizando as interrupções na produção.

O “Plano de Manutenção” deve ser revisado a cada seis meses para avaliar sua eficácia e implementar os ajustes necessários, contribuindo para a longevidade do equipamento e a redução do Custo Total de Propriedade (TCO).

Suporte e Treinamento

Também fornecemos suporte especializado com técnicos de serviço treinados na fábrica, especializados em tecnologias de controle de peso e inspeção. Esses técnicos otimizam o desempenho do sistema e documentam o processo de instalação no documento IPAC, dando suporte à conformidade. Além disso, o treinamento padrão está disponível para operadores, equipes de manutenção e equipes de qualidade para reduzir o erro humano e melhorar a operação do sistema. Certificados para treinamento ajudam a cumprir os requisitos de conformidade, e kits de peças de reposição estão disponíveis para reduzir o tempo de parada, permitindo que a equipe de produção faça as trocas de peças menores. 

  1. Como os sistemas combinados da Mettler-Toledo ajudam os fabricantes a cumprir os requisitos dos normas e regulamentos de segurança de alimentos, tanto nacional quanto internacionalmente?

Mayna Castro – Nossos sistemas combinados são projetados para fornecer uma solução abrangente que ajuda os fabricantes a cumprir uma ampla variedade de normas e regulamentações de segurança de alimentos, tanto no Brasil quanto em mercados internacionais. No Brasil, a conformidade com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é fundamental, pois esses órgãos reguladores estabelecem diretrizes rigorosas para segurança, controle de qualidade e rastreabilidade de produtos. Nossos sistemas atendem aos requisitos precisos de precisão estabelecidos por esses regulamentos, enquanto nossas funcionalidades de inspeção de etiquetas asseguram que todos os produtos embalados cumpram as leis brasileiras de rotulagem, incluindo divulgação de alérgenos, lista de ingredientes e valores nutricionais.

Internacionalmente, nossos sistemas também ajudam os fabricantes a estarem em conformidade com certificações reconhecidas globalmente, como a British Retail Consortium Global Standards (BRCGS) e a Food Safety System Certification (FSSC) 22000, que regulamentam a segurança, a rotulagem e a rastreabilidade de alimentos em uma ampla variedade de mercados de exportação. Esses padrões internacionais exigem controles rigorosos para identificar contaminantes de corpos estranhos, manter a integridade do produto e manter uma rotulagem precisa do peso para conquistar a confiança do consumidor e atender aos requisitos regulatórios em diferentes regiões.

Combinando Controle de Peso com Detecção de Metais e Inspeção por Raios X, ajudamos os fabricantes a otimizar as linhas de produção e, ao mesmo tempo, manter a conformidade com as regulamentações locais e internacionais de segurança alimentar. Nossos sistemas fornecem a flexibilidade e a precisão necessárias para atender aos requisitos regulatórios da ANVISA e do MAPA, além de padrões globais como BRCGS e FSSC 22000, o que os torna a solução ideal para empresas que operam em vários mercados.

  1. Quais são os principais benefícios econômicos que os clientes podem esperar ao investir em Sistemas de Inspeção por Raios X, considerando o retorno sobre o investimento e a redução dos custos operacionais?

Mayna Castro – Investir em um sistema de Inspeção por Raios X da Mettler-Toledo pode proporcionar benefícios econômicos significativos, principalmente por meio de reduções de recalls de produtos, tempo de parada da operação, redução de desperdício e oportunidades de retrabalho nos produtos. Nossos sistemas de Inspeção por Raios X também ajudam a cumprir as regulamentações de segurança dos alimentos e as rigorosas diretrizes do varejo, minimizando recalls de alto custo e protegendo a integridade da marca.

Embora o Retorno sobre o Investimento (ROI) seja frequentemente a consideração inicial para muitos fabricantes, focar no Custo Total de Propriedade (TCO) traz uma vantagem ainda maior. O Custo Total de Propriedade é composto por todos os custos diretamente relacionados ao equipamento, ou seja, as despesas de capital referentes ao dispositivo de Inspeção de Produtos somadas às despesas contínuas de manutenção e operação, como consumo de energia.

Outro cálculo financeiro a ser considerado é o Custo Total de Entrega (TDC). Simplificando, ele é a soma do TCO com todos os custos operacionais, incluindo produto físico, embalagem, mão de obra para produção e verificações de qualidade, produto residual, embalagem residual e transporte.

O software avançado de Inspeção por Raios X, como o ContamPlus, pode reduzir o TDC minimizando as taxas de falsas rejeições (FRR) – a FRR ocorre quando boas embalagens são rejeitadas. As implicações de custo de FRR alto são potencialmente imensas devido a retestes, retrabalho ou descarte de produtos bons. Tradicionalmente, um pequeno conjunto de algoritmos de inspeção dentro do software de inspeção verifica variações inaceitáveis na imagem gerada por raios X dentro de uma escala ampla. Agora, um software avançado de Inspeção por Raios X, como o ContamPlus, define automaticamente o melhor nível possível de detecção de corpos estranhos. Ao utilizar um número maior de algoritmos, que verificam individualmente as anomalias do produto permitindo uma escala de variação menor, a precisão da inspeção e a tolerância a variações naturais na embalagem são aumentadas, minimizando a FRR. O desperdício desnecessário e os custos de retrabalho são evitados, protegendo assim os lucros do fabricante.

  1. Como os sistemas combinados contribuem para a sustentabilidade das operações dos clientes? Por exemplo, como eles reduzem o desperdício de alimentos e minimizam o impacto ambiental?

Mayna Castro – A sustentabilidade é fundamental para os projetos de sistemas combinados da Mettler-Toledo. Nossas tecnologias de inspeção desempenham um papel fundamental na redução do desperdício de alimentos, identificando problemas no início do processo de produção, por exemplo, com o uso de Detectores de Metais antes que o alimento seja processado. Muitas vezes, os alimentos rejeitados podem ser retrabalhados, evitando desperdício desnecessário, enquanto os contaminantes são detectados sem destruir produtos perfeitamente bons.

Além disso, nossos detectores com eficiência energética ajudam a minimizar o impacto ambiental, reduzindo o consumo de energia em toda a linha de produção. Ao otimizar o uso de material e diminuir a necessidade de embalagens em excesso, também ajudamos os fabricantes a se alinharem com as metas de sustentabilidade.

  1. Quais são os próximos passos para a Mettler-Toledo em relação ao desenvolvimento de tecnologias de Inspeção de Produtos? Que tendências a empresa está acompanhando com interesse?

Mayna Castro – A Mettler-Toledo está comprometida em permanecer na vanguarda da tecnologia de Inspeção de Produtos. Estamos trabalhando no desenvolvimento de sistemas combinados ainda mais avançados que ofereçam designs mais compactos, mais rápidos e mais inteligentes, consolidando várias funções de inspeção para dinamizar as linhas de produção. Isso não apenas reduz o tempo de parada de produção, mas também permite operações mais inteligentes e eficientes.

À medida que as tendências do setor se inclinam para a automação e a tomada de decisões orientada por dados, estamos nos concentrando na integração de sistemas inteligentes que possam se autocalibrar, prever as necessidades de manutenção e reduzir a intervenção humana nas inspeções de rotina. O futuro é projetar sistemas que permitam maior produtividade e rastreabilidade aprimorada, auxiliando na conformidade e eficiência em um mercado cada vez mais exigente.

  1. Você poderia citar alguns exemplos de clientes que já implementaram os sistemas combinados e os resultados que eles alcançaram em termos de melhoria da qualidade do produto, redução de custos e aumento da eficiência?

Mayna Castro – Uma de nossas notáveis histórias de sucesso é a fabricante italiana de salgadinhos PATA Snacks, que implementou nossos sistemas combinados de Controle de Peso e Raios X, juntamente com o Sistema Automático de Testes (ATS) em cinco Detectores de Metais verticais. Essa automação reduziu o tempo de teste de três minutos para menos de quarenta segundos, dobrando o número de testes realizados diariamente e melhorando a segurança e a qualidade do produto.

A PATA Snacks também economizou 1.600 horas anuais do tempo do operador, permitindo que a equipe se concentrasse em tarefas de maior valor, aumentando a produtividade geral. Além disso, a coleta automatizada de dados forneceu uma base sólida para auditorias de conformidade, permitindo que eles cumprissem os requisitos regulatórios e mantivessem altos padrões de segurança.

  1. Qual é a importância do mercado brasileiro para a Mettler-Toledo, e quais são os principais desafios?

Mayna Castro – O mercado brasileiro é muito importante para nós, especialmente à medida que a indústria alimentícia do país cresce e se moderniza. Vemos um grande potencial para aumento da produtividade dos fabricantes, ao mesmo tempo em que ajudamos a combater o aumento dos custos operacionais. Um dos principais desafios desse mercado é aderir às mudanças nos padrões do varejo, especialmente para fabricantes que desejam exportar produtos para outros países.

Historicamente, o preço é uma preocupação de grande parte dos fabricantes no Brasil, mas com a introdução das nossas soluções, esses sistemas avançados de garantia de qualidade se tornaram mais acessíveis. Um bom exemplo são os nossos sistemas de Inspeção por Raios X da Série X2, que têm um design simplificado para tornar a Inspeção por Raios X mais acessível a todos os fabricantes. Essa mudança abre novas oportunidades para as empresas locais aprimorarem seus processos de inspeção sem comprometer o orçamento, ao mesmo tempo em que se beneficiam de uma ampla variedade de funcionalidades de garantia de qualidade para atender aos padrões globais de exportação.

Redação: Portal 2A+ Alimentos. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Alimentos com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*