No mês em que comemora 25 anos de atividade (celebrados em 1º de junho), a Lac Lélo, empresa integrante da UltraCheese, consolida-se como uma das mais relevantes indústrias de lácteos do Brasil. Fundada em 1999, a marca é reconhecida como referência na produção de queijos e derivados do leite (especialmente cremes de queijos), destacando-se pela excelência que a levaram a conquistar diversos prêmios internacionais e se tornar um dos primeiros e principais laticínios exportadores de queijo do Sul do país.
Localizada em São João do Oeste (SC), a Lac Lélo é a maior empregadora do município, com mais de 500 funcionários diretos e aproximadamente 600 empregos indiretos, e a principal responsável pela movimentação econômica industrial do município. “Buscamos sempre contribuir com o desenvolvimento de São João do Oeste e arredores. Em toda a história da empresa, praticamente todos os investimentos foram feitos aqui, o que evidencia nossa preocupação com o crescimento local por meio da geração de emprego e renda. Também podemos ressaltar os prêmios recebidos nos principais concursos de queijos do mundo, com o nosso Requeijão e o Queijo Quark e as exportações, levando o nome do município além das fronteiras nacionais”, diz Maikel William Grasel, fundador da Lac Lélo e membro do conselho da UltraCheese.
Desde 2018, a marca integra a UltraCheese, junto com a Cruzília, Búfalo Dourado e Itacolomy, com unidades fabris em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, respectivamente. Como primeira integrante e principal condutora de volume da companhia, todas as outras unidades carregam registro social em nome de Laticínios São João S/A. A estratégia visa consolidar o grupo como a maior e mais completa plataforma de cremes e queijos do país.
“Este é um momento de muita felicidade para toda a companhia pois simboliza uma história de muito sucesso que começou lá atrás, com o principal objetivo do fomento regional, de manter o homem no campo e de contribuir com o desenvolvimento de uma região”, lembra Edson Martins, CEO da UltraCheese. “A Lac Lélo mostra que empreendedores com vontade fazem efetivamente a diferença, com muita valentia e coragem. Uma história iniciada há 25 anos e hoje coroada por um eficiente processo de exportação para os Estados Unidos e o fato de sermos consagrados como o melhor Queijo Quark e Requeijão do mundo, o que reforça nossos diferenciais de qualidade e solidez”, conclui.
Origem e olhar empreendedor
A história da Lac Lélo começou com uma visão empreendedora de Ruben Grasel, que que transformou uma pequena operação familiar em uma das maiores indústrias de lácteos do país. Maikel W. Grasel (Lélo) continuaria o legado da família, consolidando a evolução de toda cadeia leiteira regional.
O dia da fundação registrou a captação de 2.328 litros de leite – 25 anos depois, a empresa cresceu significativamente, processando atualmente mais de 350 mil litros de leite por dia, com um portfólio com mais de 110 produtos ativos em linha.
Já em 2019, com aquisição de nova termoformadora e fatiadora, a Lac Lélo se tornou uma das maiores plantas de fatiamento do país, com capacidade de produção média de 600 ton/mês. A linha de queijos fatiados apresenta uma das maiores capacidades de produção e diversidade do mercado. Toda a infraestrutura e tecnologia, atrelada a análises criteriosas realizadas pelo controle de qualidade, garantem a excelência nos processos produtivos e, consequentemente, produtos com alto padrão de qualidade.
Além das fronteiras catarinenses, os produtos Lac Lélo são encontrados no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e em alguns estados do Norte e Nordeste. Por meio de uma rede eficiente de centros de distribuição e representantes, a marca vem expandindo sua atuação, e aumentando os volumes também das exportações.
Referência na cadeia produtiva local
A empresa também se destaca por seu compromisso com o desenvolvimento da cadeia produtiva local, já que a totalidade da matéria-prima é fornecida por mais de 540 famílias de produtores rurais. A captação é realizada em propriedades da região Oeste catarinense, considerada a quarta maior bacia leiteira do Brasil e uma das que mais cresce proporcionalmente no mundo.
Os produtores contam com assistência técnica de engenheiros agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas, garantindo a qualidade do leite e colaborando com o crescimento e sustentabilidade das propriedades. Todo esse trabalho de desenvolvimento em parceria com os produtores de leite permite atingir a produção média de 607 litros de leite por propriedade por dia, 93% maior que a média do estado de Santa Catarina, o que corresponde à média de 22 litros de leite por animal por dia, número 113% maior que a média de todo estado.
Entre os fornecedores de leite, há uma de produção de leite piloto no modelo Compost Barn, referência em tecnologia e bem-estar animal. Inspirada em um método originado nos Estados Unidos, o empreendimento consiste numa grande área coberta para descanso, com uma cama revestida por materiais orgânicos, que possibilitam a compostagem e a destinação correta de dejetos.
O espaço proporciona um local seguro e confortável para o rebanho, garantindo o bem-estar das vacas e a alta qualidade da matéria-prima. Com capacidade para mais de 300 vacas em lactação, produzindo em média 35 litros de leite/dia por animal, tornou-se referência nacional, como uma das unidades produtoras de leite mais eficientes do país.
Reconhecimento internacional
Ao longo dos anos, a Lac Lélo conquistou diversas premiações internacionais, como a Medalha de Ouro no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers em 2023, na França e o título de Melhor Queijo Latino-Americano no World Cheese Awards 2019, na Itália, ambos para o Queijo Quark. Também recebeu a Medalha de Ouro para o Requeijão Cremoso no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers de 2019, na França. Essas conquistas reforçam a qualidade extrema dos produtos da marca, que são fruto de muita dedicação e amor ao leite, desde o trabalho no campo, passando pela excelência nos processos produtivos e nos serviços de atendimento aos clientes, até chegar à mesa de milhares de consumidores em todo Brasil.
Há 25 anos a Lac Lélo eleva o nome o e trabalho realizado orgulhosamente em São João do Oeste para o Brasil e o mundo.
Sobre a Lac Lélo – A Lac Lélo foi fundada em 1999, na cidade de São João do Oeste. Respeitando a pureza do campo e incentivando a produção familiar, onde tudo é feito com o máximo de carinho e cuidado, a marca é referência nacional na produção de queijos e cremes de queijo. Primeira e única indústria de laticínios no Sul do Brasil a receber prêmios nos principais concursos de queijos do mundo. Juntamente com as marcas Cruzília e Búfalo Dourado, faz parte da plataforma Ultra Cheese.
Sobre a UltraCheese – A UltraCheese foi criada a partir do sonho de ser a melhor e mais completa plataforma de cremes e queijos do país. A marca integra o fundo de investimentos independente Aqua Capital, que tem como objetivo a expansão de empresas de médio porte dentro da cadeia de valor do agronegócio no Brasil e na América do Sul. No portfólio, constam queijos, manteigas e cremes de queijo para o dia a dia, queijos únicos e exclusivos para momentos especiais, além de uma linha de derivados premium de leite de búfala. O amor pelo leite e a preservação da verdadeira arte de fazer cremes e queijos é o que uniu a Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy neste grande projeto.