André Stolf, vice-presidente de Operações América do Sul da Ingredion, foi entrevistado com exclusividade pelo Portal 2A+ Alimentos.
Stolf destacou a satisfação dos clientes e o aumento do engajamento dos colaboradores neste momento de pandemia e afirmou que a Ingredion tem como um dos principais valores o cuidado em primeiro lugar. “E na pandemia da Covid-19 não foi diferente. A companhia se preocupou em não só tomar as medidas de segurança, mas também de tornar melhor a vida do colaborador e de todos os stakeholders”, afirmou. Para isso, segundo o executivo, a Ingredion:
- Criou Comitê de Crise para tomar decisões baseadas nos valores e propósitos da empresa,
- Definiu e realizou reuniões diárias para acompanhamento da situação e tomada de decisões localmente,
- Adotou o home office para os colaboradores administrativos em 06 de março (antes da recomendação do governo),
- Afastou os colaboradores do grupo de risco, com salário integral e acompanhamento contínuo,
- Concedeu bônus financeiro aos colaboradores que seguiram nas operações, por ser considerada essencial,
- Forneceu equipamentos de proteção individual para todos os funcionários da operação, além de realizar ajustes na estrutura fisica e no funcionamento das unidades fabris para adequação aos protocolos para combate a Covid-19,
- Estabeleceu parceria com laboratório para realizar testes de Covid-19 em colaboradores com suspeita da doença,
- Antecipou a campanha de vacinação contra a gripe, com realização no modelo drive thru em algumas unidades,
- Realizou pesquisas com os colaboradores sobre as percepções e necessidades durante esse período para guiar as ações,
- Disponibilizou cadeiras ergonômicas para a equipe que está em home office,
- Estabeleceu comunicação sobre todos os processos e protocolos de segurança para todos os colaboradores,
- Ampliou parceria com GymPass e realizou aula de dança ao vivo para os colaboradores e familiares,
- Desenvolveu desafios internos para estimular a melhora na qualidade de vida e saúde mental dos colaboradores,
- Promoveu comunicações diárias e palestras online para funcionários sobre como lidar com o novo momento, abordando temas como adaptação ao home office, ansiedade e estresse,
- Realizou um treinamento específico para líderes, para que pudessem estar preparados e liderando com base nos valores da empresa em um momento novo como este.
Após todos esses meses, segundo Stolf, a empresa avaliou que a estratégia está no caminho certo. “O resultado não foi apenas a continuidade das nossas operações e aumento da satisfação dos nossos clientes, mas também o aumento do engajamento dos nossos colaboradores, que chegou a 86% na pesquisa realizada em junho. Recentemente, realizamos três pesquisas com nossos colaboradores, que mostraram que, tanto na manufatura quanto nas áreas administrativas (em home office), 92% das pessoas se sentem apoiadas pela companhia”, concluiu.
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