Capa » Home » Exclusivo: O desafio da produtividade na indústria de alimentos em tempos de pandemia
Exclusivo: O desafio da produtividade na indústria de alimentos em tempos de pandemia

Exclusivo: O desafio da produtividade na indústria de alimentos em tempos de pandemia

Com equipes reduzidas, empresas buscam métodos de controle de qualidade mais eficientes e rápidos na detecção de contaminantes.

Você lê primeiro aqui.

São Paulo, agosto de 2020 − Cuidar da segurança e da qualidade dos produtos não é novidade para a indústria de alimentos, setor em que sempre surgem novos desafios, a exemplo da atual pandemia.

A continuidade da produção e do fornecimento de alimentos está em evidência como nunca, devido ao fato de serem itens de primeira necessidade. Dessa forma, a indústria de alimentos se viu desafiada na sua capacidade de produção e disponibilização de alimentos seguros e em quantidade suficiente para o abastecimento da população. E tudo isso diante de um quadro de restrições na quantidade de colaboradores dentro de suas unidades.

O home office foi a solução encontrada por muitos setores da economia para não parar e, sobretudo, não colocar em risco seus funcionários. O trabalho a distância, porém, não se aplica à produção e ao controle de qualidade, atividades que em grande parte demandam a presença física para que ocorram.

Essa mudança repentina na forma de realizarmos nosso trabalho impactou toda a sociedade de uma forma ou de outra e trouxe à tona a necessidade de implementação de novas tecnologias que apoiem as indústrias de alimentos e bebidas nas diversas etapas da cadeia produtiva.

Hoje, centenas de empresas e laboratórios estão focados na implementação de novas soluções tecnológicas e processos de alto desempenho que lhes permitam responder à demanda produtiva e ter sistemas de controle de qualidade muito mais eficientes e rápidos na detecção de contaminantes em matérias-primas, linhas de produção, embalagens e produto final, bem como em seus manipuladores e no ambiente industrial.

Uma das empresas atenta a essas demandas da indústria é a bioMérieux, que oferece diferentes soluções para o controle de qualidade microbiológico, com o intuito de simplificar o fluxo de trabalho do laboratório e liberar os resultados de forma mais rápida e segura.

Além disso, as tecnologias desenvolvidas pela bioMérieux permitem que se faça um volume maior de análises com o mesmo número de colaboradores. Dessa forma, é possível que os produtos sejam liberados para o mercado com mais agilidade, reduzindo custos de armazenagem e ao mesmo tempo garantindo a liberação de produtos seguros e com qualidade, protegendo os consumidores e a integridade de suas marcas.

Com mais de 50 anos de experiência em microbiologia, a bioMérieux conta com inúmeras opções de soluções automatizadas e flexíveis para atender não apenas os diferentes segmentos das indústrias de alimentos e bebidas, mas também laboratórios que prestam serviço a essas indústrias.

Tais soluções podem ser aplicadas em várias etapas do processo de qualidade, desde a fase pré-analítica do laboratório, permitindo automação do preparo de meios e culturas e amostras, passando pelos testes de esterilidade comercial, detecção de micro-organismos patogênicos, enumeração de indicadores de qualidade, identificação dos micro-organismos, além de conectividade, automação de registros e rastreabilidade de dados.

Em tempos desafiadores como o que estamos vivendo, as indústrias precisam de aliados que ajudem a reforçar a eficiência e segurança da cadeia de produção de alimentos e que aumentem a produtividade do laboratório de controle de qualidade.

Sobre a bioMérieux

Há mais de 55 anos no mercado, a bioMérieux é líder na área de diagnóstico in vitro. Em todo o mundo, a empresa tem o propósito de contribuir efetivamente com o desenvolvimento da saúde pública, fornecendo soluções (reagentes, equipamentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores.

A bioMérieux está presente em 43 países, com mais de 11.200 colaboradores e fornece para mais de 160 países com o apoio de uma grande rede de distribuidores.

Em 2018, as receitas atingiram 2,4 bilhões de euros, com mais de 90% das vendas internacionais.

 

Publicado em 21 de agosto de 2020 11h 30min

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*