Em entrevista exclusiva ao Portal 2A+ Alimentos, Luis Garcia, vice-presidente técnico e de produção da Nestlé Brasil, falou sobre as ações da empresa contra a contaminação pelo coronavírus e destacou as estratégias para gestão de portfólio.
Acompanhando as tendências da nova realidade, a Nestlé ativou logo no início da pandemia comitês multidisciplinares que ainda atuam diariamente para antecipar e tomar medidas preventivas e assertivas em todas as frentes, como dar acompanhamento adequado à segurança, saúde e bem-estar de seus colaboradores, repensar e ajustar a operação, e contribuir com a sociedade. “Desde o início do isolamento social agimos rapidamente para manter nossos colaboradores, parceiros de negócios e operações em segurança, já que a indústria de alimentos é considerada como essencial durante a pandemia”, destaca Luis Garcia, vice-presidente técnico e de produção da Nestlé Brasil
Além de rígidos padrões habituais de higiene, foram implementadas medidas de segurança adicionais em fábricas, escritórios, equipe de vendas e centros de distribuição. “São iniciativas como edição de temperatura do corpo por câmera termográfica na entrada das unidades; aumento dos pontos de higienização e da frequência da limpeza; distribuição de máscaras para colaboradores; redução de capacidade e demarcação de distância em restaurantes, linhas de produção e outros ambientes; instalação de barreiras de policarbonato, em razão da reorganização dos colaboradores para garantir distanciamento”, diz Garcia.
A empresa também se mobilizou no processo de doação de alimentos para as comunidades mais vulneráveis, para ONGs que auxiliam animais, e doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde. “Entre as diversas iniciativas de apoio à sociedade, desde o final de março, foram mais de 800 toneladas de alimentos, bebidas e petfood, totalizando mais de R$ 55 milhões em doações e apoio financeiro, com impacto para mais de 2,5 milhões de pessoas”, afirma o executivo.
Mudanças na produção e distribuição
A Nestlé tem adotado estratégias para não só manter como aumentar sua participação no mercado. “Os dados até o momento nos mostram que nossa gestão de portfólio continua no caminho certo, já que repensamos toda a nossa produção e distribuição a partir das novas demandas da população. No cenário de covid-19, os produtos essenciais tiveram aumento na demanda e observamos duas ondas de consumo no Brasil”, diz Garcia. Segundo ele, a primeira, em março, com maior compra de volume (para estoque) de itens como leites, cafés, suplementos (Nutren Senior), papinhas e cereais (matinais e farinha láctea). “Já em abril e maio, tivemos uma adaptação do consumidor para o período da quarentena, e um movimento mais forte em outras categorias de consumo para famílias em casa (além das essenciais, podemos citar chocolates e biscoitos)”, diz o vice-presidente técnico e de produção da Nestlé Brasil.
Apesar do cenário desafiador e da adoção de novas medidas para a continuidade das operações e em que a prioridade é manter a segurança e saúde de seus colaboradores, a Nestlé alcançou números positivos de produção e eficiência operacional nos últimos três meses no Brasil, considerando um balanço de março a maio. “A companhia também aumentou turnos e contratou novos colaboradores para acompanhar a demanda de aumento de produção de itens como produtos culinários”, conclui Garcia.
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