Capa » Home » Exclusivo: Leão Alimentos e Bebidas prioriza desenvolvimento sustentável
Exclusivo: Leão Alimentos e Bebidas prioriza desenvolvimento sustentável
Divulgação Leão Alimentos e Bebidas

Exclusivo: Leão Alimentos e Bebidas prioriza desenvolvimento sustentável

Em entrevista exclusiva ao Portal 2A+ Alimentos, Fabiano Rangel, Head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da Leão Alimentos e Bebidas, fala sobre as estratégias de ESG da empresa. Ele destaca as políticas de sustentabilidade, de Diversidade, Inclusão e Igualdade de Gênero. Confira.

Quais os pilares do ESG (Environmental, social and corporate governance) aplicados pela Leão?

Fabiano Rangel – Eticamente, todas as organizações, incluindo a Leão, devem reconhecer a relevância destas diretrizes na gestão de seus negócios e atividades. Nesse sentido, é esperado por toda a sociedade, uma conduta responsável no âmbito ambiental, social e econômico como padrão e não como diferencial.

Temos desafios referentes ao potencial impacto sobre as cadeias produtivas quando existem desequilíbrios que possam resultar em estiagens prolongadas e ou elevações de temperatura com reflexos diretos na produção de matérias primas, em especial as de origem agrícola, assim como temos outros desafios oriundos das desigualdades sociais.

Partindo deste entendimento, na Leão as diretrizes decorrentes do que hoje se convencionou chamar de ESG, são consideradas transversais a dinâmica do próprio negócio e arriscamos dizer que em certa medida estão intrínsecas ao longo da nossa cadeia de valor.

Quando olhamos a dinâmica do negócio, onde 100% da matéria prima do nosso produto é agrícola, o estímulo contínuo e de evolução no desenvolvimento de práticas sustentáveis no campo é essencial. Além disso, nosso processo industrial é de baixa intensidade energética e muito eficiente em termos de consumo de recursos hídricos, possibilitando um produto natural e dotado de sabores, aromas e funcionalidades na sua essência.

Para que possamos reforçar ainda mais estes atributos intrínsecos dos nossos produtos, a Leão, orgulha-se de sua unidade fabril em Fazenda Rio Grande, no Paraná, a primeira no Brasil a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por ser considerada na sua construção como uma “fábrica verde”, em 2012 e sendo a primeira do Sistema Coca-Cola na América Latina. Esta modalidade de arquitetura permite iluminação natural, e/ou mais eficiente, sistemas de ventilação naturais, captação e aproveitamento de água das chuvas, entre outras boas práticas de redução de impactos ambientais de uma indústria.

Em 2019, também desenvolvemos uma parceria com a Solidaried, uma organização internacional que atua fortemente no desenvolvimento de cadeias primárias de insumos agrícolas. Neste projeto, estamos desenvolvendo metodologias e processos que nos permitirá avaliar diversos requisitos junto aos produtores de erva mate no sul do país, com foco no estímulo e desenvolvimento de uma agriculta sustentável e resiliente dos ervais.

Basicamente são diretrizes de ESG aplicados ao longo de toda a cadeia de produção da matéria prima cultivada até a “gôndola”, reformando sobre todo os elos os estimulo de boas práticas de desenvolvimento sustentável, segurança de alimentos, qualidade, eficiência produtiva.

A produção do Chá Matte está alinhada com a colaboração local e com o meio ambiente. Ela começa com a plantação e colheita da erva-mate feitas pelos chamados ervateiros. Ao adquirir a matéria-prima diretamente deles, a Leão privilegia a agricultura familiar e o estímulo às pequenas indústrias no sul do País. Vale ressaltar que a erva, quando cultivada e manejada de forma adequada, tem baixo ou zero impacto ambiental o que contribui para o desenvolvimento região sul do país, onde estão concentrados os produtos da cultura da erva mate.

Quando plantada  e  manejada por meio de boas práticas agrícolas e sustentáveis, elas podem ser economicamente produtivas por 40 anos ou mais e seu cultivo ainda pode estar associado a estratégias de recuperação florestal, sequestro de carbono, revitalização e preservação de mananciais hídricos.

Em nossos processos produtivos, também olhamos para o uso responsável dos recursos hídricos. Em 2020, por exemplo, foi implementado um projeto de reuso de água, reduzindo em 100% o volume de lançamento de efluente tratado além da utilização de água de reuso em sanitários, irrigação de jardins e limpeza externa, reduzindo assim em 32% a demanda de água potável que antes era utilizada nestas situações, o que na prática era um desperdício de água potável com usos não nobres.

Assegurar o crescimento do negócio pautado em premissas que nos levem ao desenvolvimento sustentável, está nos valores da Leão. Afinal, nutrir esse olhar para com um futuro melhor é essencial. Quando as empresas mapeiam os seus impactos ambientais, sociais e de governança agem sobre eles e comunicam com transparência, assumem compromissos de melhoria contínua e ainda, exercem um papel educativo junto as demais empresas e seus consumidores

A empresa tem iniciativas para proteção do meio ambiente? 

Fabiano Rangel – As duas fábricas responsáveis pela produção dos chás de infusão, situadas no Paraná, recebem investimentos contínuos para a redução de perdas e desperdícios de matéria-prima, energia, eficiência hídrica, embalagens e a redução de resíduos decorrentes das embalagens de seus produtos.

Um exemplo concreto, foi o desenvolvimento de uma nova linha. Com o apoio da tecnologia, a Leão está retirando o papel celofane que cobria as caixinhas, mantendo também, o padrão de qualidade em termos de segurança de alimento, sabor e aroma em decorrência da nova tecnologia embarcada no processo. Isso significa que, a cada ciclo de 12 meses, a empresa vai reduzir só com essa mudança cerca de 4 toneladas de geração de resíduos com essa retirada do papel celofane.

Desde 2014, a empresa também realiza o seu inventário de carbono, por meio do protocolo GHG. Ano após ano, a Leão vem buscando iniciativas para reduzir suas emissões diretas e indiretas de CO2, já tendo alcançado mais de 50% dessa redução. Tudo isso, por meio do ganho de eficiência energética, da substituição de fontes de energia, e a redução da compra de gases utilizados nos equipamentos de refrigeração.

Existem iniciativas para garantir diversidade e os direitos das minorias? 

Fabiano Rangel – Entender a diversidade e a inclusão é relativamente simples, basta olhar para a singularidade humana com apreço, respeito e oportunidade. Isso não significa que, viver a diversidade desta forma na sociedade e nas organizações seja “fácil” ou “simples”. Posto isso, tenho o orgulho de dizer que trabalho em uma empresa que reconhece a diversidade com apreço e envida todos os seus esforços para promover o respeito e estimular a inclusão.

Uma das preocupações da Leão é eliminar barreiras, sejam elas visíveis ou invisíveis, para que todos possam, diante das suas características pessoais e necessidades, explorar o melhor das suas potencialidades. Também aplicamos, políticas inclusivas sobre gênero, orientação sexual, extensão de benefícios para casais homoafetivos, licença maternidade e paternidade estendida são realidades na Leão há mais de 9 anos.

Acreditamos que a diversidade vive na qualidade das relações, e o respeito é um princípio fundamental para que a inclusão aconteça. Vamos seguir nos desafiando no aprimoramento das nossas práticas, para que a nossa jornada seja sempre diversa, que nossos funcionários e consumidores se sintam reconhecidos e valorizados.

O que essas iniciativas representam na estratégia de negócios da empresa? 

Fabiano Rangel – Com as discussões sobre representatividade e sustentabilidade cada vez mais evidentes, uma empresa que agrega esses valores não só faz bem à sociedade como também desenvolve uma série de competências internas junto aos seus funcionários e demais partes interessadas, o que a torna mais resiliente e preparada para os desafios naturais de um mercado capitalista, tendo em vista que esses valores já são cobrados pelos consumidores.

Pensando nisso, assim como a Leão, diversas empresas têm apostado em políticas de compliance. Pautada pela transparência e ética – filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam ou orientam o comportamento humano – essa prática nada mais é do que estar em conformidade com as leis, padrões morais e regulamentos internos e externos.

Dessa forma, a Leão acredita que quando aplicadas da maneira certa, essas medidas melhoram a credibilidade da indústria perante os consumidores, investidores e fornecedores. Mas não é só isso, em uma perspectiva mais ampla, o cultivo de uma ética profissional traz benefícios imediatos. A saúde (física e psicológica) no ambiente de trabalho melhora consideravelmente; as relações e comunicações interpessoais se tornam mais positivas; há um aumento na qualidade dos produtos e serviços e diminuição das falhas. Ou seja: é uma medida positiva para o ambiente corporativo em meio a tempos sombrios.

Sobre a Leão Alimentos e Bebidas

A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela produção de chás para infusão do portfólio da Coca-Cola no Brasil. Entre os produtos que integram essa cadeia de responsabilidade, estão marcas líderes no seu mercado, como a linha de Matte Leão, Frutas e Flores, Funcionais, Preparo em Água Gelada, Leãozinho e muito mais.

A Leão Alimentos e Bebidas completou 120 anos, em 2021, com base em uma história de superação, inovação e sucesso, alinhada ao compromisso com a sustentabilidade, respeito às comunidades em seu entorno, funcionários, parceiros e consumidores.

Redação: Portal 2A+Alimentos. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Alimentos com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.

 

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*