Capa » Home » Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte 2
Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte 2

Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte 2

Desta vez, falaremos sobre layout, isolamento térmico, isolamento acústico e o uso da luz natural.

Localização e layout da casa: pormenores arquitetônicos

Pondere adequadamente o modo como as principais divisões da moradia estão orientadas para o sol, brisas e ventos, e as incidências das envolventes vizinhas.

Questões de “design” como palas, parapeitos e varandas podem ser fundamentais para o seu conforto e gastos energéticos. Considere uma arquitetura inteligente, sem os desvarios modernistas de alguns arquitetos ou a falta de preocupações de eficiência energética das casas e edifícios tradicionais.

Dicas sobre níveis de isolamento térmico e sonoro

Todo o envelope da casa (paredes, chão, tetos) deve ser objeto de cuidadoso isolamento térmico. É uma questão estranhamente desvalorizada no Brasil e mesmo em Portugal.

Os níveis convencionais de isolamento térmico são altamente insuficientes. As questões de isolamento térmico e de isolamento sonoro são particularmente importantes em moradias unifamiliares – e é um erro tremendo querer fazer poupanças a este nível.

Se o seu projeto é construir uma moradia económica e barata, não procure economizar a nível dos níveis de isolamento de paredes, sótãos e telhados (ou mesmo pisos). É um erro tremendo, com elevados custos energéticos e de conforto.

Veja-se por exemplo o caso das paredes exteriores: em climas quentes, como os brasileiros, essas paredes devem beneficiar em toda a sua extensão de níveis de isolamento da ordem dos U-60, ou seja, devem estar totalmente cobertas com um isolante térmico do tipo polistireno extrudido (ou um material equivalente) com 50 mm de espessura. Já em climas como os do sul do Brasil ou os portugueses, as paredes devem beneficiar de níveis de isolamento da ordem dos 100 mm de espessura (isolante de alta densidade), pelo menos.

Isso – e janelas e portas exteriores altamente eficientes – pode custar algumas milhares de Reais/Euros mas vai permitir reduzir custos em equipamento de ar condicionado, ou em sistemas de aquecimento, e vai fazer uma grande diferença em termos de conforto e em termos de gastos em gás e eletricidade, ao longo dos anos.

Luz natural

A iluminação natural depende basicamente das janelas da moradia e do seu posicionamento, bem como do layout da casa, e deve ser ponderada adequadamente, em paralelo com questões de aquecimento, sombra e arrefecimento natural.

Os níveis de conforto e bem-estar psicológico dependem bastante da luz. Mas não esqueça também que janelas sobredimensionadas são um fator de perturbação térmica…

Clique aqui e leia a parte 1

Fonte: http://www.guiacasaeficiente.com

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*