sábado , 11 julho 2020
Capa » Home » Desafios do laboratório de microbiologia na indústria de alimentos
Desafios do laboratório de microbiologia na indústria de alimentos

Desafios do laboratório de microbiologia na indústria de alimentos

Testes rápidos, que oferecem resultados mais precisos sobre contaminações, diminuem custos e apoiam a tomada de decisão nas empresas do setor.

São Paulo,dezembro de 2019 − Os laboratórios de Microbiologia de Alimentos têm o objetivo de entregar resultados confiáveis de modo que a fábrica consiga: liberação de matérias primas que são utilizadas na elaboração de produtos, tomar decisões nos controles das linhas de produção e liberação de lotes de produtos para consumo nos mercados nacionais e/ou internacionais.

Além disso, precisam cumprir uma das principais exigências dos clientes internos/externos do laboratório que é diminuir o tempo de resposta na entrega dos resultados, mantendo a qualidade no serviço e a confiabilidade nos laudos.

O fluxo nos laboratórios da indústria de alimentos, seja de produtos cárneos, laticínios, bebidas, ingredientes, entre outros é o mesmo: recebe uma amostra e emite um resultado. O que faz a diferença é o quanto de recursos (tempo, pessoas, reagentes, equipamentos) será utilizado e quão eficiente e produtiva é a administração destes.

Para conseguir isso é necessário identificar situações, como sobrecarga, desperdícios e desigualdade que interferem na rotina diária dos laboratórios, mensurar quanto tais situações afetam o fluxo dos processos e desenvolver um plano de ação para eliminar aquelas que estão gerando o maior impacto.

As atividades derivadas desse plano de ação devem estar acompanhadas por indicadores que nos mostrem os ganhos alcançados e que detectam problemas, a fim de manter a melhora contínua no laboratório.

Nesse cenário, cresce a demanda por empresas que ajudem a aumentar a produtividade dos laboratórios, com segurança e eficiência. Um exemplo é a bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, que por meio da unidade de negócios de Microbiologia Industrial aplica a sua expertise também em consultorias no segmento industrial.

A bioMérieux tem mais de 10 anos de experiência e oferece uma combinação única de conhecimentos e soluções em microbiologia com as melhores metodologias de desempenho empresarial, focadas na gestão e melhoria dos processos.

Sobre a bioMérieux

Há mais de 55 anos no mercado, a bioMérieux é líder na área de diagnóstico in vitro. Em todo o mundo, a empresa tem o propósito de contribuir efetivamente com o desenvolvimento da saúde pública, fornecendo soluções (reagentes, equipamentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores.

A bioMérieux está presente em 43 países, com mais de 11.200 colaboradores e fornece para mais de 160 países com o apoio de uma grande rede de distribuidores.

Em 2018, as receitas atingiram 2,4 bilhões de euros, com mais de 90% das vendas internacionais.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*