Testes rápidos, que oferecem resultados mais precisos sobre contaminações, diminuem custos e apoiam a tomada de decisão nas empresas do setor.
São Paulo,dezembro de 2019 − Os laboratórios de Microbiologia de Alimentos têm o objetivo de entregar resultados confiáveis de modo que a fábrica consiga: liberação de matérias primas que são utilizadas na elaboração de produtos, tomar decisões nos controles das linhas de produção e liberação de lotes de produtos para consumo nos mercados nacionais e/ou internacionais.
Além disso, precisam cumprir uma das principais exigências dos clientes internos/externos do laboratório que é diminuir o tempo de resposta na entrega dos resultados, mantendo a qualidade no serviço e a confiabilidade nos laudos.
O fluxo nos laboratórios da indústria de alimentos, seja de produtos cárneos, laticínios, bebidas, ingredientes, entre outros é o mesmo: recebe uma amostra e emite um resultado. O que faz a diferença é o quanto de recursos (tempo, pessoas, reagentes, equipamentos) será utilizado e quão eficiente e produtiva é a administração destes.
Para conseguir isso é necessário identificar situações, como sobrecarga, desperdícios e desigualdade que interferem na rotina diária dos laboratórios, mensurar quanto tais situações afetam o fluxo dos processos e desenvolver um plano de ação para eliminar aquelas que estão gerando o maior impacto.
As atividades derivadas desse plano de ação devem estar acompanhadas por indicadores que nos mostrem os ganhos alcançados e que detectam problemas, a fim de manter a melhora contínua no laboratório.
Nesse cenário, cresce a demanda por empresas que ajudem a aumentar a produtividade dos laboratórios, com segurança e eficiência. Um exemplo é a bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, que por meio da unidade de negócios de Microbiologia Industrial aplica a sua expertise também em consultorias no segmento industrial.
A bioMérieux tem mais de 10 anos de experiência e oferece uma combinação única de conhecimentos e soluções em microbiologia com as melhores metodologias de desempenho empresarial, focadas na gestão e melhoria dos processos.
Sobre a bioMérieux
Há mais de 55 anos no mercado, a bioMérieux é líder na área de diagnóstico in vitro. Em todo o mundo, a empresa tem o propósito de contribuir efetivamente com o desenvolvimento da saúde pública, fornecendo soluções (reagentes, equipamentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores.
A bioMérieux está presente em 43 países, com mais de 11.200 colaboradores e fornece para mais de 160 países com o apoio de uma grande rede de distribuidores.
Em 2018, as receitas atingiram 2,4 bilhões de euros, com mais de 90% das vendas internacionais.