segunda-feira , 20 maio 2019
Capa » Boas Práticas » Desafios da logística na indústria de alimentos e bebidas
Desafios da logística na indústria de alimentos e bebidas

Desafios da logística na indústria de alimentos e bebidas

A logística na indústria de alimentos e bebidas enfrenta desafios diariamente. Afinal, esta área engloba muito mais do que o transporte de produtos.

Para que seja eficaz, a logística na indústria de alimentos e bebidas deve entregar a mercadoria certa, no local indicado e no menor tempo possível; tudo isso mantendo a segurança e a qualidade dos alimentos, ao mesmo tempo em que reduz os custos.

É exatamente por isso que o processo vai além do transporte e compreende áreas como o controle de estoque e armazenagem adequada.

Características da logística na indústria de alimentos e bebidas

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a atenção deve ser dobrada quando falamos de logística para alimentos. Isso acontece porque existem regulamentações específicas para armazenar e transportar alimentos. Além disso, o manuseio desse tipo de mercadoria é muito mais delicado.

Dessa forma, é preciso conhecimento técnico e atenção no recebimento, armazenagem, separação e distribuição dos itens.

A logística, então, precisa entender a respeito da deterioração dos alimentos, considerando suas características para criar um ambiente favorável e que preserve as mercadorias.

Transporte

O transporte está presente em todas as etapas do processo da logística na indústria de alimentos e bebidas, e, muitas vezes, está fora do controle da empresa, o que pode ser a fase mais vulnerável.

Para preservar e transportar as mercadorias com eficiência, é preciso estar atenção às contaminações externas no momento de levar a carga para os veículos. Estes, por sua vez, devem estar adequados às normas da ANVISA, com paletes plásticos e contêineres que isolem o produto de contaminações.

Os equipamentos de carga e descarga também devem ser próprios para alimentos. Assim, é possível preservar ainda mais as suas características.

Armazenagem

Além de usar o espaço da melhor forma possível, a logística na indústria de alimentos e bebidas também deve considerar a preservação das mercadorias.

No recebimento e expedição, por exemplo, é preciso manusear os produtos com cuidado e atenção. Além disso, as instalações físicas devem seguir, também, as normas da ANVISA.

Por fim, os alimentos devem ficar o menor tempo possível estocados, evitando danos à embalagem ou aos produtos.

Quer ler a matéria completa? Clique aqui.

Fonte: Fispal Tecnologia

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*