sábado , 7 dezembro 2019
Capa » Bebidas » Conheça os processos que o leite passa antes de chegar aos mercados
Conheça os processos que o leite passa antes de chegar aos mercados
Fotos: Uirá Godoy

Conheça os processos que o leite passa antes de chegar aos mercados

Da seleção de espécie da vaca até virar queijos e manteigas, o leite percorre um longo caminho.

Antes de chegar à gôndola dos mercados em forma de queijo, manteiga, coalhada e requeijão, o leite tão consumido pelo brasileiro passa por diversos processos que precisam de atenção e que muitas vezes nem passa pela cabeça dos consumidores. A engenheira de alimentos Bruna Souza, consultora do Laticínios Palma, esclarece todos os cuidados necessários para se chegar a um produto de qualidade.

O início do processo começa muito antes da ordenha, na seleção das raças da vacas, já que algumas têm mais proteínas, outras mais lactose, algumas produzem mais e outras têm mais gordura. “No Laticínios Palma, usamos uma mistura da raça Gir com o da Holandesa. A Gir é mais resistente ao calor e se alimenta de pasto, o que resulta em um leite rico em proteínas e gordura. Já a Holandesa, apesar de mais frágil ao calor e de ter o leite com menos sólidos, produz mais”, conta a especialista, que trabalha para o selo com produção de 30 mil litros de leite por dia para duas linhas de produtos: A linha premium e a Zero Lac, desenvolvida para a população que não pode ou não quer ingerir alimentos com lactose, mas não quer abrir mão de poder consumir produtos derivados do leite.

Bruna também destaca a importância de conhecer os tipos leite dos quais são feitos os produtos. Integral, semidesnatado e desnatado, que têm variações no percentual de gordura. O desnatado tem menos que 0,5%; o semidesnatado varia entre 0,6% e 2,9%; e o integral começa a partir 3%. “No Queijo Cottage, a Palma usa o leite desnatado, no Frescal, o semidesnatado. Já em produtos o melhor é utilizar o leite integral, como no Doce de Leite”, exemplifica.

Todos os produtos Palma são encontrados em supermercados e redes em diversos pontos do Distrito Federal e entorno, como Pão de Açúcar, Oba Hortfrut, Super Veneza, Extra, Carrefour, Big Box, Dona de Casa, Super Adega Atacadista, Atacadão Dia a Dia, Comper, além dos endereços Pão Dourado, Sabor Glacê, Pães & Vinhos, Marietta e Belini.

SERVIÇO:

Site: http://www.agropecuariapalma.com.br

Laticínios Palma 

Rodovia Municipal Paulista, Km 23, Caixa postal 21, Zona Rural, Luziânia – GO 

Centro de Distribuição Palma

S.I.A. Trecho 2, Lote 1020, Brasília-DF

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*