quinta-feira , 21 novembro 2019
Capa » Automação » Gerenciamento remoto garante segurança para indústria de alimentos
Gerenciamento remoto garante segurança para indústria de alimentos

Gerenciamento remoto garante segurança para indústria de alimentos

Perceber, durante o expediente, que algo não anda bem com uma câmara fria evita uma perda considerável de matéria-prima e serve de alerta para os seus responsáveis. Este foi o motivo principal pelo qual a LC Bolonha Ingredientes, empresa paranaense com 30 anos de atuação no ramo de ingredientes para a indústria alimentícia, começou a usar o gerenciamento remoto como aliado para monitorar suas instalações.

Em 2014 a empresa teve o primeiro contato com o Sitrad, sistema da Full Gauge Controls, instalado em uma das suas câmaras frias. Três anos depois, quando enfrentaram falha em um freezer que continha mercadorias de alto valor agregado, novamente a opção foi recorrer ao software. O objetivo foi garantir a segurança do maquinário e especialmente dos produtos armazenados.

A equipe da Girelli Refrigeração, empresa de Curitiba com mais de 15 anos de experiência na comercialização e suporte técnico em refrigeração, foi a responsável pela instalação dos equipamentos. Para o projeto mais recente, implementado no início deste ano, foram utilizados 24 controladores MT-543E plus (monitorando os congelados) com sensores PT-100 (que podem ser aplicados em temperaturas entre –99oC e 300oC), além de dois TC900E Log. “Temos um ingrediente, por exemplo, que precisa ser mantido a 45 graus negativos para garantir sua integridade, e por essa temperatura tão baixa, o trabalho feito pelos freezers é muito grande, podendo haver perda na sua eficiência após um período de tempo e comprometimento dos produtos”, destaca o diretor comercial da LC Bolonha, Luiz Célio Bolonha Júnior. Por isso, o papel do monitoramento a distância é de extrema importância para a empresa, que conta com 28 pontos sendo supervisionados 24 horas, além de espera para expansão.

A equipe de tecnologia da LC Bolonha é a responsável por supervisionar todos os dados coletados. Para Luiz Célio, o maior benefício trazido pelo gerenciamento remoto é a rapidez de resposta, pois assim que um alarme é emitido já é possível verificar a origem do problema e solucioná-lo imediatamente. “Tivemos ocorrências em finais de semana, com a temperatura subindo além dos parâmetros estabelecidos, e o Sitrad nos permitiu uma ação rápida, para evitarmos danos às mercadorias”, ressalta. Para a empresa, o suporte prestado pela equipe da Full Gauge Controls e da Girelli Refrigeração, e a facilidade de instalação e operação do software, também são benefícios importantes e que fizeram a diferença na escolha pela ferramenta. O download do sistema pode ser feito gratuitamente (em www.sitrad.com.br) e não há custo para utilização. Para acessar as informações, basta contar com um dispositivo (tablet, computador ou celular) conectado à Internet. Assim, o usuário tem o controle total na palma da sua mão, podendo verificar os dados e corrigir parâmetros, com segurança, a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, o que resulta em uma garantia de tranquilidade para os gestores e qualidade para os consumidores.

Sobre a Full Gauge Controls:

Fundada em 1985, a Full Gauge Controls oferece soluções para os setores de refrigeração, aquecimento, climatização e aquecimento solar, com produtos em conformidade com diretrizes, normas e certificações internacionais, como UL, CE, NSF e as ISO 9001 e 14001. Atualmente, metade da produção já é direcionada à exportação, para países como Estados Unidos, onde a empresa possui escritório, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Turquia, México, Colômbia, Argentina, África do Sul, entre outros.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*