segunda-feira , 20 setembro 2021
Capa » Automação e rastreabilidade » Digitalização é trunfo para alta na indústria de óleos vegetais
Digitalização é trunfo para alta na indústria de óleos vegetais
Businessman and manager on stairway in factory

Digitalização é trunfo para alta na indústria de óleos vegetais

Por Diego Cadete

Do recebimento e armazenamento dos grãos, passando pelos processos de extração e refino, até chegar à área de embalagem. Os caminhos de uma commodity em uma planta de óleo vegetal são complexos e necessitam de uma gestão inteligente para gerar ganhos em suas atividades. Esse segmento tem extrema importância no mercado pois nele são produzidos itens diversos como margarinas, óleos comestíveis para cozinha e utilizados na fabricação de chocolates, ração para animais, e biodiesel.

Esses produtos têm perspectivas positivas de crescimento por diferentes razões para os próximos anos. O biodiesel, por exemplo, está em alta por conta dos incentivos para a substituição dos combustíveis fósseis por meio do Política Nacional de Biocombustíveis, o Renovabio, do Governo Federal. Essa medida tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 no Brasil por meio de iniciativas como o aumento da capacidade de produção de biocombustíveis, impactando assim a produção das plantas de óleos vegetais.

Os outros itens oriundos do segmento não sofreram impactos negativos com a pandemia devido à boa performance nos mercados de carnes de frango e suíno, que precisam do farelo dos grãos para a ração. Outro fato é o aumento do consumo doméstico e busca por maior comodidade dos brasileiros durante a quarentena, comportamento que tem elevado as compras por produtos industrializados. Estimativas de crescimentos anuais para a soja, por exemplo, feitas pela Fiesp, apontam que o mercado brasileiro atingirá alta de 3,7% até 2029, enquanto no restante do mundo esse aumento está previsto em apenas 2,7%.

Esse cenário reforça a importância em digitalizar as plantas e tornar os processos conectados para levar vantagens sobre a concorrência. E vale destacar as contribuições e referencias em soluções Siemens nessa indústria, contando com soluções inteligentes e específicas para cada uma das áreas da linha de produção que otimizam desde o armazenamento, processamento e refino de soja.

Entre os benefícios estão: monitoramento de todo o processo produtivo, transparência e gestão eficiente das máquinas, dados concentrados e integrados em uma única plataforma para serem acompanhados em tempo real de qualquer lugar, programação para manutenções preditivas, e possibilidade de realizar simulações das atividades para prevenção de acidentes e perdas de materiais.

Os ganhos com a digitalização, transparência e eficiência energética também ocorrem na distribuição de energia das plantas. O sistema é todo operado de maneira inteligente a partir de eletrocentros pré-fabricados de acordo com as necessidades de cada área. A partir dos dados gerados, as máquinas e os processos produtivos são todos controlados e geridos de maneira eficiente, otimizando o uso da energia e gerando redução de gastos para a empresa.

Outro benefício da planta digitalizada é que facilita a conexão entre os diversos fornecedores de equipamentos envolvidos em uma unidade de produção como tipicamente ocorre numa planta de Processamento de Óleo Vegetal. Essa padronização de todo o ecossistema gera aumento de produtividade, e facilita a tomada de decisão por parte do cliente por conta da rápida disponibilização de dados confiáveis e seguros sobre todo o processo.

Atualmente, o mercado brasileiro tem cerca de 90 plantas voltadas para óleos vegetais e a grande maioria está atenta e aderindo a jornada da Indústria 4.0, buscando o entendimento e a aplicação de plataforma tecnológica escalonável e de integração com a eletrificação. Quando comparada a uma planta digitalizada, a defasagem de integração tecnológica de planta e produção podem ser vitais para os negócios das empresas nos próximos anos devido às boas perspectivas de crescimento para o setor.

Diego Cadete, Gerente Corporativo de Contas em Alimentos & Bebidas da Siemens

 

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*