domingo , 24 março 2019
Capa » Automação » A automação ganha força no Brasil

A automação ganha força no Brasil

Por Géssica Lourenço.

É fato que a tecnologia torna o dia a dia das pessoas muito mais prático. Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o setor planejou um crescimento anual de 11,36% de 2014 a 2020. Ou seja, há um vasto potencial a ser explorado no país.

De acordo com a pesquisa divulgada em dezembro pelo portal Exame, as pessoas estão começando a enxergar a automação como algo que vai além da diminuição de custos, uma vez que a nova tecnologia permite uma qualidade maior de vida.

Agora vamos falar um pouco dessa tecnologia que tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil.

A automação permite o controle e acionamento da iluminação, áudio e demais eletrônicos à distância. Sua utilização é bem variada e pode ser aplicada, por exemplo, para:

– Controlar a abertura de cortinas, portas, tetos retráteis e portões;

– Controlar sistemas de irrigação;

– Projetar iluminação, aparelhos eletrônicos, caixas de som e ar condicionado.

A automação permite ainda o controle de um único equipamento ou diversas funções simultâneas. Os sistemas criados podem ser acionados por meio de controle remotos, painéis, internet e smartphones.

Na arquitetura, deve-se concebê-lo na fase de criação dos projetos, garantindo assim mais eficiência e economia no resultado final da obra.

A sustentabilidade está diretamente ligada com o assunto em pauta, lembrando que a comodidade, segurança e conforto são fortes aliados do sistema também.

Programar sua casa ou escritório na palma de sua mão, com certeza é um sonho para muitos e isso explica o crescimento expressivo no mercado nos últimos anos.

Sobre o custo do projeto de automação, tudo depende do grau de integração desejado pelo morador. Instalações simples podem custar a partir de R$ 3 mil. O mercado estima o custo em torno de 3% a 5% do valor do imóvel, dependendo do grau de tecnologia aplicado. Mas, pelo custo-benefício, o investimento é mais do que válido!”

Géssica Lourenço é arquiteta e acumula mais de onze anos de experiência na área, com passagens por diversas mostras de decoração. Iniciou sua carreira no Paraná e, hoje, representa o escritório Casafera em São Paulo. A arquiteta tem como missão desenvolver projetos com personalidade, atendendo às expectativas de seu cliente, seja do segmento residencial ou corporativo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*