Capa » Feiras » Siemens leva a digitalização ao mundo das máquinas-ferramenta por meio do conceito de Digital Enterprise

Siemens leva a digitalização ao mundo das máquinas-ferramenta por meio do conceito de Digital Enterprise

Durante a Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – a empresa demonstrará como as soluções de digitalização de ponta a ponta funcionam desde a máquina-ferramenta até o nível de gerenciamento corporativo e a nuvem.

Com o objetivo de auxiliar indústrias a inserirem sua cadeia de produção no mundo digital, a Siemens irá apresentar suas soluções integradas para o setor durante a Expomafe 2019 — Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, principal feira do setor metalmecânico, que será realizada de 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Utilizando o conceito de Digital Enterprise, a empresa apresentará no estande B223, soluções práticas para digitalização na cadeia produtiva, desde o design do produto até a análise de dados de produção.

Sob o lema “Digitalização na fabricação de máquinas-ferramenta – refletindo sobre os próximos passos da indústria” a Siemens mostrará como suas soluções integradas de software e hardware formam uma conexão perfeita entre o mundo virtual e o real para o desenvolvimento e a fabricação de produtos, contribuindo para aumentar a conectividade e transparência de dados, além de reduzir o time-to-market de fabricação de máquinas e aumentar a produtividade em usuários finais.

“Com essas inovações e práticas das áreas de digitalização, automação e tecnologia, que ajudam tanto fabricantes quanto usuários de máquinas-ferramenta a aproveitar o enorme potencial que a digitalização oferece, queremos impulsionar parcerias que otimizem de forma efetiva os modelos de negócios de nossos clientes, ” afirma José Moreira, gerente da unidade de negócios Motion Control e responsável pelo tema Digital Enterprise da Siemens no Brasil.

Um exemplo disso poderá ser conferido no estande, que contará com uma fábrica virtual de bebidas, pela qual serão mostrados os conceitos de gêmeo virtual, simulação, comissionamento virtual, eficiência energética e indústria 4.0 aplicados à realidade dos fabricantes.

Dentro dos conceitos de manufatura digital, serão demonstradas as concepções e simulações virtuais de uma planta, além de estudos de células com simulação humana e robótica com realidade virtual e soluções para planejamento e execução da manufatura.

Além disso, técnicas importantes como otimização topológica para redução de massa, modelamento convergente para o uso da manufatura aditiva, simulação da mecatrônica no conceito do projeto e engenharia preditiva com simulação de movimentos e estruturas, também serão utilizadas durante a exposição.

Soluções customizadas para diferentes necessidades da indústria

As mais recentes inovações CNC (Computer Numeric Control) para aplicações de fresamento e torneamento, máquinas de tecnologia mista, manufatura aditiva, robótica e até comissionamento virtual, poderão ser vistas nos modelos SINUMERIK 828D e SINUMERIK 840D com telas modernas no formato 16: 9, funcionalidade multitoque e áreas de exibição adicionais, que permitem que a área expandida de telas maiores seja utilizada de maneira ideal.

A Siemens também apresentará o CNC SINUMERIK 808D ADVANCED, que impulsiona as máquinas básicas de torneamento e fresamento. Os CNCs da líder em tecnologia global, aliados a um conceito operacional revolucionário, fazem do SINUMERIK 808D ADVANCED a entrada perfeita.

Para simular o sistema operacional atual dos CNC´s Siemens 828D/840D SL, o Sinumerik Operate, a Siemens demonstrará também o Simulador CNC Sinutrain 4.7, que proporciona um ambiente real de trabalho de operação e programação CNC e está disponível para download gratuitamente na página da empresa. Essa solução pode ser utilizada inclusive como extensão da sala de aula, visto que os alunos usuários podem ter a própria licença instalada em suas máquinas.

Na parte serviços a Siemens apresentará duas novidades: o Sinumerik Integrate e o Omative. O primeiro permite a conexão de máquinas para monitoramento de dados críticos de manutenção, gerenciamento de ferramentas de usinagem e análise de desempenho de produção OEE. Já o Omative é voltado para os ganhos de performance na área de produção, com diminuição dos tempos de ciclo de usinagem, monitoramento de vibração e quebra de ferramenta.

Um grande diferencial da Siemens é a conexão dos produtos expostos no estande ao MindSphere, solução que consiste em um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem, e permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, transformando dados em conhecimento e viabilizando novos modelos de negócios digitais.

Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0

A plataforma de IoT MindSphere estará presente também no Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0, projeto realizado pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e pelo IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Em sua quarta edição, projeto traz um conjunto de clusters orientados para soluções tecnológicas que demonstram, na prática, as possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas avançarem na indústria 4.0.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*