Capa » Feiras » Biofach América Latina e Naturaltech comemoram 18 anos de sucesso com a presença de 57 mil visitantes

Biofach América Latina e Naturaltech comemoram 18 anos de sucesso com a presença de 57 mil visitantes

18ª edição das maiores feiras de negócios em produtos orgânicos e naturais da América Latina contou com grande visitação de compradores 

São Paulo,  junho – Entre os dias 12 e 15 de junho, o Distrito do Anhembi em São Paulo foi palco dos 18 anos das feiras BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH 2024, que reforçaram suas posições como os maiores eventos de produtos orgânicos e naturais da América Latina. Com um balanço extremamente positivo, a feira reuniu 57 mil visitantes ao longo dos quatro dias, um crescimento de 10% em comparação à edição de 2023, proporcionando um ambiente vibrante e propício para negócios, networking, conhecimento e experiência.

A movimentação de negócios continua sendo um dos grandes destaques. Com a presença de 760 expositores, empresas de diversos segmentos aproveitaram a oportunidade para lançar novos produtos e fortalecer relações comerciais. Os 47 mil metros quadrados estiveram sempre movimentados, com os expositores relatando um alto nível de interesse e fechamento de parcerias significativas.

Os quatro dias de evento registraram muitos visitantes diariamente, composto por profissionais do setor, consumidores finais, investidores e entusiastas de produtos orgânicos e naturais. A diversidade do público refletiu o crescente interesse e demanda por produtos saudáveis e sustentáveis. Os visitantes tiveram três principais focos durante a feira: fazer negócios, conhecer tendências e lançamentos, e encontrar novos fornecedores, confirmando a importância e relevância da Bio Brazil Fair e Naturaltech no mercado.

Durante o evento, os participantes puderam assistir a palestras, participar de tours com nutricionistas e concorrer a premiações, enriquecendo ainda mais a experiência e proporcionando conhecimento valioso sobre tendências e inovações no setor.

Rodadas de negócios 

As Rodadas de Negócios, no espaço dedicado para unir compradores e fornecedores, promoveram boas oportunidades e parcerias estratégicas:

Nesta edição, na Rodada Nacional foram realizadas 490 reuniões com a presença de 33 empresas compradoras e 219 expositores. A expectativa de geração de negócios para os próximos 12 meses é de R$ 58.380.000,00.

Já a Rodada Internacional de Negócios, organizada pela São Paulo Negócios, contabilizou US$ 555.000,00 em negócios realizados e US$ 10.536.000,00 em expectativas de negócios para os próximos 12 meses, resultantes das 441 reuniões realizadas entre as 74 empresas brasileiras e 12 compradores internacionais (Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Irlanda, México, Peru, Portugal e Uruguai).

O perfil dos compradores apresentou um crescimento geral de 33%, com 15% de novos CNPJ’s, sendo compradores inéditos. Os cinco setores com maior crescimento de visitação, foram Perfumaria, Food Service, Supermercadista, Farmácia e Lojistas. Além disso, os estados com maior número de visitantes durante os quatro dias das feiras foram: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

“Nestes eventos marcantes, celebramos não apenas o crescimento exponencial do setor de produtos naturais e orgânicos, mas também a conexão e colaboração entre empresas e consumidores comprometidos com um estilo de vida saudável e sustentável.” comentou Valeska Ciré, head de produto da Francal.

Premiação Award

A 18ª edição das feiras BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA e NATURALTECH anunciou com orgulho a 2ª edição do AWARD. Esta premiação destacou produtos de excelência nos setores de alimentos, bebidas e suplementos, promovendo melhorias contínuas nos portfólios das empresas e incentivando a categoria de produtos saudáveis, alinhada à tendência Clean Label. Com 500 produtos cadastrados, a premiação celebrou os esforços das marcas na promoção da saúde, nutrição e sustentabilidade.

“A Secale existe há 18 anos e, desde o início, ela é de uma empresa de produtos orgânicos. Nascemos quase junto com a legislação de orgânicos no Brasil. Esse ano foi muito importante recebermos este prêmio, porque a Secale é uma empresa do Rio Grande do Sul e que foi atingida pela enchente. A empresa não está produzindo nesse momento, então, todas as coisas que vêm energizam e somam”, diz Rosangela Cabral, fundadora da Secale Orgânicos.

“Durante a cerimônia de premiação a Solarius relançou a marca, já que por conta do acidente da barragem da Vale, a gente estava bem localizada especificamente ao lado do Córrego do Feijão, então, com muita dificuldade, conseguimos nos reconstruir e recomeçamos. E, o prêmio foi sensacional para a gente, dá um gás para todos nós saber que fomos o primeiro lugar na categoria alimentos”, comera Gustavo Gouvea, diretor geral da empresa.

“A gente sempre se preocupou em fazer uma empresa correta, sustentável e saudável, e ganhar esse prêmio foi um reconhecimento que sempre procuramos, pois, foi um produto que trabalhamos muito para conseguir desenvolver. Poder participar dessa feira, foi uma sensação e oportunidade incrível, e tudo mundo se emocionou”, ressalta Laíse Kuryura, CEO da Volcá Foods.

“Nós estamos fazendo um trabalho muito inovador, principalmente quanto ao reaproveitamento dos resíduos das frutas, e foi isso que possivelmente chamou a atenção dos jurados. Ficamos em primeiro lugar na categoria de sustentabilidade, somos os pioneiros e uma das poucas empresas que utilizam as frutas inteiramente. Então, termos esse reconhecimento na feira foi muito importante, muito emocionante e nos motiva sempre estar aqui todo ano”, comenta Bruna, nutricionista e membro da família proprietária da empresa Organovitta.

“A Mahta tem menos de 2 anos, somos recém-chegados no mercado, esse é nosso primeiro empreendimento e, no ramo da nutrição alimentícia, fomos muito bem acolhidos por toda a comunidade da Naturaltech. Estamos gratos com esse prêmio, é muito importante para nós porque realmente ressalta que sim, dá para fazer produtos de ingredientes amazônicos, comprados de pequenas e médias comunidades, que entregam um forte impacto”, afirma Max Petrucci, fundador da Brasil Mahta.

Programações de Conteúdos

Durante os quatro dias de feiras, uma série de palestras enriqueceram o conhecimento dos participantes em diversas áreas. A programação de conteúdo foi rica e diversificada, abrangendo palestras, workshops e painéis de discussão com temas que variaram desde agricultura sustentável até bem-estar e saúde. Relembre algumas delas:

No Lounge VIP dos Nutricionistas houve a presença de muitos profissionais reconhecidos na área, como o Murilo Pereira e Andreia Naves, onde trouxeram insights sobre saúde e suplementação, e a Dra. Carolina Pimentel destacou a importância do consumo de sucos, ressaltando a variedade disponível e a relevância das escolhas alimentares conscientes.

Enquanto isso, no Espaço Beleza, Saúde e Bem-Estar, empresas como Phytoterapica apresentaram os benefícios de produtos naturais, e o panorama farmacêutico, com a presença do Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, falou sobre “A transformação das farmácias como porta de entrada da promoção da saúde e bem-estar da população”. O executivo ressaltou que as farmácias “estão se modernizando e adaptando às novas tendências, utilizando as redes sociais para se conectar com os clientes.

18º Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável promoveu discussões sobre agricultura biodinâmica e sustentabilidade, e contou com diversos profissionais de representatividade em suas áreas de atuação, que levantaram uma série de reflexões e inspirações sobre assuntos que permeiam o universo orgânico, saudável e sustentável.

Na Arena Conhecimento, o empresário e influenciador Murilo Gun falou sobre a importância da expressão dos sentimentos, enquanto umas gamas de especialistas debateram estratégias de produção e consumo sustentáveis no mercado de orgânicos.

Ações sustentáveis

Nesta edição da feira, o piso foi feito de material sustentável em parceria com Caprimar Eventos, Therpol®, Cotton Move e UBQ. Este piso inovador reduziu resíduos plásticos ao utilizar Therpol e fibras de tecido descartadas, além de aproveitar resíduos de jeans como pigmento, diminuindo a necessidade de corantes químicos.
A Bio Brazil Fair e a Naturaltech comprometeram-se com a reciclagem das embalagens coletadas através de medidas de compensação ambiental. Com o selo Eu Reciclo 100%, para cada embalagem recicladas nas feiras, 1 embalagem equivalente, terá a destinação correta. Lixeiras feitas de material reutilizável e biodegradável foram distribuídas pelos eventos para facilitar a coleta e separação adequada dos resíduos.
O evento também incentivou os expositores a adotarem práticas sustentáveis, como parte da campanha do selo “Viva Verde”. Os critérios incluíram a redução de resíduos, uso de tecnologias que substituem materiais impressos, e sistemas de coleta e reciclagem. Os expositores que cumpriram esses requisitos ganharam visibilidade nos canais oficiais do evento.

Várias das ações foram realizadas com o engajamento e propósito comum de diversos parceiros e patrocinadores. A empresa Tetra Pack foi a Patrocinadora de Gestão Ambiental dessa edição e as empresas EuReciclo, Carbono B e LC Ambiental foram os Parceiros Ambientais dessa edição.

Patrocinadores e apoiadores de 2024:

A Naturaltech, o maior evento de produtos naturais da América Latina, teve a presença de patrocinadores e parceiros importantes, que impulsionaram a feira, refletindo sua importância e credibilidade para o setor. Entre os principais apoiadores esteve a Gummy, patrocinadora diamante. No nível de patrocínio ouro, tivemos a 100% Você e a Nutrata, empresas conhecidas pela dedicação à saúde e ao bem-estar através de produtos naturais de alta qualidade. A Vitafor, patrocinadora prata, foi uma referência em suplementos alimentares e produtos de nutrição funcional. A Tetra Pak, com seu patrocínio de gestão ambiental, contribuiu com expertise em embalagens sustentáveis e práticas ecológicas. A Sociedade Vegetariana Brasileira, como apoio oficial, reforçou a importância da alimentação vegetariana e vegana no evento.

A Bio Brazil Fair, o maior evento de produtos orgânicos da América Latina, realizada em conjunto com a Naturaltech, contou com o apoio ouro da Alva Personal Care e com a Nürnberg Messe como colaboradora. O Instituto Brasil Orgânico e a Organis deram apoio oficial à Bio Brazil, promovendo a agricultura orgânica e sustentável no país.

Ambos os eventos receberam apoio institucional da São Paulo Negócios, Associação Brasileira de Embalagem, ANFARMAG, APAN e IBNF, que asseguraram uma base sólida de suporte e colaboração.

Os parceiros de conteúdo como Bagnarelli, Conexsus, Centro de Nutrição Funcional, Equilibrium,

Therpol, como parceira de inovação, destacou-se pelo piso sustentável do evento. A escola de negócios Mídias Empresas e o parceiro de dados Speedio acrescentaram valor com análises e insights, enquanto os parceiros ambientais Eureciclo e LC Almeida promoveram práticas de reciclagem e sustentabilidade. Os principais afiliados foram Sindiprom e Ubrafe.

A Latam Airlines e a Via HG Turismo foram responsáveis pela viagem e hospedagem, facilitando o acesso dos participantes ao Distrito Anhembi, local de realização do evento.

Com esse conjunto de parceiros e patrocinadores, a 18ª edição foi memoravél, promovendo a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar em um ambiente de inovação e colaboração contínuas.

Expectativas para 2025

A Bio Brazil Fair e Naturaltech 2024 encerraram-se com um sentimento de missão cumprida e expectativas elevadas para a próxima edição. Os organizadores já confirmaram que o evento de 2025 será ainda melhor, com uma programação de conteúdos ampliada e completa, muitos lançamentos para o mercado de orgânicos e naturais. O sucesso deste ano reforça o compromisso da feira em promover a sustentabilidade, saúde e bem-estar, consolidando-se como um evento imprescindível no calendário do setor.

Opinião de Expositores

“As feiras são para nós uma excelente plataforma de negócios, sempre gerararam muitos contatos. Este ano não foi diferente – mais um ano de sucesso. Certamente estaremos aqui no próximo ano” – disse Pedro Henrique Alcântara, Diretor da Finococo.

“A Surya Brasil, com 29 anos de dedicação à beleza limpa, encontrou na Bio Brazil 2024, o cenário ideal para compartilhar sua missão e valores, destacando novidades em skincare, terapia capilar e colorações naturais, como a inovadora henna em pó e a líder mundial henna creme. A experiência positiva reforça nosso compromisso com cosméticos naturais e orgânicos, inspirando-nos a continuar educando consumidores para uma beleza livre de substâncias tóxicas” – Clélia Angelon, CEO, Surya Brasil .

“Presenciar o crescimento da feira a cada ano e ter o previlégio de participar, nos deixa realizadas. Entramos com dois espaços, um para fábrica de cosméticos (&CO) com foco na terceirização e outro estande com as nossas marcas, Pink Cheeks e Kind Beauty. Foram dias corridos e prazerosos. Próximo ano estaremos maiores, com um estande para cada marca porque sabemos e acreditando no potencial da feira” – Corina Godoy co-fundadora e sócia da Pink Cheeks.

“A Naturaltech, para a Apis Flora, não é um evento qualquer. É um marco no ano da empresa no qual temos encontro marcado com clientes, consumidores, fornecedores e profissionais de saúde. Este ano apresentamos nossos quatro lançamentos disruptivos, e tivemos a oportunidade de compartilhar com o mercado as inovações que preparamos para cada um deles. Se existe um lugar perfeito para apresentar como conectamos natureza e ciência em prol da saúde, este lugar é na Naturaltech, evento, inclusive, que já marcamos presença incessantemente há anos” – Adriel Santos, Gerente de Marketing da Apis Flora.

“É nosso terceiro ano aqui na Natural Tech, a gente vem crescendo todos os anos e isso se deve à feira também. Começamos aqui com nove metros quadrados, hoje estamos com um estande de 36 metros quadrados, então para nós que somos orgânicos, esse evento nos eleva a outro patamar. Inclusive, ano que vem voltaremos com um espaço maior ainda” – Vitor Pires, CEO da Kombucha Doutor K.

“A Sebrae Bahia está muito feliz com o evento, nossas expectativas foram todas superadas. Viemos com intuito de realmente mostrar a marca pela primeira vez e conquistamos vários negócios muito interessantes para nós. Acredito que a Natural Tech conseguiu colocar a empresa em outro patamar, inclusive, ano que vem já está certo de que voltaremos” – Rafael Gatto, Diretor Comercial do Sebrae Bahia.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*