Capa » Feiras » APAS SHOW encerra edição 2025 com recorde de público e de espaço no Expo Center Norte

APAS SHOW encerra edição 2025 com recorde de público e de espaço no Expo Center Norte

Evento reuniu mais de 151 mil visitantes durante os quatro dias e edição 2026 já tem data: 18 a 21 de maio de 2026

Encerrou nesta quinta-feira, 15 de maio, a 39ª edição do festival APAS SHOW. Com recorde de público e de espaço, o evento recebeu mais de 151 mil visitantes durante os quatro dias de encontro e preencheu os 102 mil m² do Expo Center Norte, com 42 mil m² de exposição. Ao todo, 900 marcas expositoras marcaram presença para apresentar os mais variados lançamentos de produtos e serviços, incluindo 250 expositores internacionais, representando 22 países.

Considerado um evento estratégico para a cidade de São Paulo desde 2024, quando entrou oficialmente para o Calendário de Eventos Estratégicos da cidade, e sendo referência no setor supermercadista, o Festival APAS SHOW impacta não apenas o setor, como também alavanca o turismo, os negócios, engrandece o conhecimento dos participantes, e ajuda a gerar mais consumo no lazer e no entretenimento de SP.

“A APAS SHOW não é apenas uma feira, é um reflexo da transformação do nosso setor e da sociedade. Um festival, de fato. Cada edição é um novo marco na forma como conectamos negócios, inovação e propósito. Ver esse pavilhão pulsar com ideias, trocas e oportunidades nos confirma que estamos construindo, juntos, um varejo mais moderno, humano e sustentável”, afirmou Carlos Correa, diretor-geral da APAS.

“Vivemos uma edição histórica, marcada por dados que mostram o quanto o consumidor está em transformação. Nossa missão, enquanto entidade, é ajudar o varejo a interpretar esses sinais e responder com inteligência, empatia e inovação. Mais do que apresentar tendências, o Festival APAS SHOW traduz o presente e projeta o futuro do consumo no Brasil”, destacou Fabiano Benedetti, diretor de Marketing e Negócios da APAS.

Com a expectativa inicial de aumentar em 7,8% o valor de negócios gerados no circuito, o festival fechou a edição com uma movimentação de R$ 16,5 bilhões, atingindo a meta e reforçando a relevância do evento para o setor supermercadista.

“Com grande satisfação, encerramos a melhor edição da APAS Show de todos os tempos — uma edição histórica que reafirma a força e o protagonismo da APAS no desenvolvimento e na valorização do setor supermercadista. Mais do que um evento de negócios, o Festival APAS SHOW 2025 foi um espaço de diálogo institucional e fortalecimento de vínculos estratégicos. Recebemos mais de 60 autoridades e representantes de diversos Estados, ampliando ainda mais a presença internacional da feira e consolidando nosso papel como referência global no segmento”, completou Erlon Ortega, presidente da APAS.

Congresso “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”

Realizado de 13 a 15 de maio, o congresso “Update-se: Um novo líder para um novo varejo” integrou a programação do Festival APAS SHOW 2025 com uma curadoria de conteúdo ainda mais estratégica. Com mais de 130 especialistas em varejo e liderança, o evento ofereceu mais de 30 horas de palestras voltadas à transformação do setor, com temas como inovação, comportamento do consumidor, sustentabilidade e gestão de pessoas.

Entre os destaques da edição, marcaram presença o consultor internacional Ram Charan, o especialista em varejo Olegário Araújo e o apresentador Luciano Huck, além dos ex-atletas Cafu, Muricy Ramalho e Zé Roberto Guimarães, em painel conduzido pelo jornalista Álvaro José. O congresso se consolidou como um espaço de provocação e aprendizado, conectando líderes empresariais e executivos globais que pensam o presente e moldam o futuro do varejo.

Mobilidade e Segurança

Este ano, o festival também inovou com uma operação especial de mobilidade e segurança em parceria com o Metrô de São Paulo, tornando-se pioneiro entre os eventos corporativos do país nesse tipo de iniciativa. A feira firmou uma parceria com o Cartão TOP para oferecer transporte gratuito a 2.500 participantes, que puderam retirar o benefício no próprio pavilhão. Além disso, a segurança no trajeto entre a estação Portuguesa–Tietê e o Expo Center Norte contou com o reforço da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e patrulhamento contínuo, garantindo mais tranquilidade ao público.

Para facilitar ainda mais o acesso, a organização disponibilizou um serviço gratuito de translado entre o metrô e o local do evento, funcionando em sistema rotativo das 6h às 21h. Outra novidade importante foi a reorganização da entrada do evento, que passou a ser feita exclusivamente pela Rua José Bernardo Pinto, desativando o acesso lateral e otimizando o fluxo de pessoas. As melhorias fazem parte de uma visão integrada que valoriza a experiência do visitante desde o deslocamento até a chegada ao evento.

“O Festival APAS SHOW 2025 não apenas apresentou as últimas tendências e oportunidades de negócios para o setor supermercadista, mas também elevou a experiência dos nossos visitantes a um novo patamar. Nossa parceria inédita com o Metrô de São Paulo, aliada ao reforço na segurança e ao serviço de translado gratuito, demonstram nosso compromisso em oferecer um evento acessível, seguro e cada vez mais sustentável, desde o momento em que nossos participantes deixam suas casas.”, enfatizou Rodrigo Mariano, diretor de operações, projetos e inovação da APAS.

As ações também tiveram como objetivo promover práticas sustentáveis, incentivando o uso do transporte público para reduzir a emissão de CO² e melhorar o trânsito no entorno do pavilhão. Em edições anteriores, a APAS já havia realizado ações sustentáveis, como em 2024, 100% das 369,7 toneladas de resíduos gerados para aproveitamento energético e reciclagem e a compensação de 189 toneladas das emissões de gases de efeito estufa, através de certificados internacionais de energia renovável (IRECs) e o plantio de 1000 mudas na Mata Atlântica. A edição de 2025 reforçou esse compromisso ao integrar logística, segurança e sustentabilidade em sua operação.

Sobre a APAS 

Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.700 supermercados associados que somam mais de 6 mil lojas.

Sobre admin

A melhor ciência está aqui. Você está no Portal de Notícias 2A+ Alimentos: Ciência, Normas, Informações e Negócios. 2A+, Rede de Portais de Notícias sobre Life Science.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*