Capa » Automação e rastreabilidade » Aplicativo para sistema Android traz os nutrientes de 3.500 alimentos

Aplicativo para sistema Android traz os nutrientes de 3.500 alimentos

Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) lançou um aplicativo para sistemas Android com a sétima versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Ampliada e com novos recursos de busca, a TBCA traz a composição química e o valor energético de cerca de 3.500 alimentos (1.600 a mais que a versão anterior), incluindo crus e cozidos, produtos manufaturados e pratos compostos. Só de receitas, são quase 2.100 itens.

O FoRC é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade de São Paulo (USP).

O app da TBCA está disponível na loja de aplicativo Play Store nos sistemas Android. Por meio dele, o usuário terá acesso à composição centesimal (umidade, proteínas, lipídios, carboidratos, cinzas e energia) e às vitaminas A e C, cálcio, ferro e sódio de cada alimento.

O sistema de busca da nova versão da tabela foi modificado para facilitar o trabalho de nutricionistas e pesquisadores. O usuário pode fazer buscas por alimento, grupo ou tipo de alimento. Também é possível buscar pelo componente, associado ao grupo e tipo de alimento que interessa ao usuário. Por exemplo, ao selecionar “colesterol” (componente), “peixes e frutos do mar” (grupo de alimentos) e “in natura” (tipo de alimento), aparecem todos os peixes e frutos do mar crus com este componente, ordenados de forma decrescente ou crescente conforme a quantidade de colesterol.

A TBCA tem o objetivo de auxiliar profissionais de nutrição na montagem de cardápios e dietas personalizadas, além de ajudar a comunidade em geral a atingir a meta de uma alimentação saudável. A TBCA foi primeira tabela de composição de alimentos on-line da América Latina e foi ao ar em 1998.

O projeto, abarcado pelo FoRC em 2013, está sob a coordenação dos professores Franco Lajolo e Elizabete Wenzel de Menezes, ambos integrantes do FoRC e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Fonte: Agência FAPESP com informações da Assessoria de Comunicação do FoRC.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*